Arquivo T: “Irritabilidade Literária”

A Toupeira Arquivo TExiste uma coisa que pode levar qualquer obra (seja cinematográfica, literária etc) ao céu ou ao inferno: a comparação. Parece que o simples fato de se assistir a um filme, sem sair comparando com tudo e todos anteriores, é um ato cada vez mais difícil, pelo menos para uma boa parcela do público.

Apesar de ser aparentemente uma fórmula garantida, a  opção de Hollywood de adaptar as  mais diversas sagas não tem nenhuma fórmula infalível para o sucesso. Eu mesma já tive oportunidade de ler livros incríveis, cuja migração para as telonas não atingiu o resultado esperado.

Em várias Cabines de Imprensa recentes, tenho percebido o surgimento de algo incomum,  que faz com que as pessoas não consigam assumir o papel de espectadores, porque não se desvencilham de seu lado leitor. O que isso provoca? Uma insatisfação generalizada a cada cena que tenha a mais leve discrepância que seja em relação à obra original.

É claro que há mudanças que não têm nenhuma explicação lógica, como mudar a cor dos cabelos da protagonista ou transformar um personagem descrito como “forte e grisalho” em alguém com porte mediano e trancinhas. Mas há de se ressaltar o fato de que, muito do que funciona no papel, não seria eficiente em movimento (e isso vale para quase tudo, desde roupas a acontecimentos propriamente ditos).

E justo eu, leitora tão voraz e frequente, de repente me peguei questionando se quem não lê os livros previamente se diverte mais do que aqueles que já entram na sala de cinema com uma imagem na mente e acabam frustrados quando ela não se concretiza na tela.

Terei sido contaminada pelo vírus da “Irritabilidade Literária”?

por Lara McCoy

Filed in: Arquivo T

You might like:

“O Rei Leão”: Bilheteria já ultrapassa US$ 500 milhões ao redor do mundo “O Rei Leão”: Bilheteria já ultrapassa US$ 500 milhões ao redor do mundo
Receita Superbom: Sopa de Inhame com vegan cheese Receita Superbom: Sopa de Inhame com vegan cheese
Universal Studios dá as boas-vindas aos Ghostbusters pela primeira vez no “Halloween Horror Nights” Universal Studios dá as boas-vindas aos Ghostbusters pela primeira vez no “Halloween Horror Nights”
Clássico da animação, “O Rei Leão” é tema de álbum de figurinhas da Panini Clássico da animação, “O Rei Leão” é tema de álbum de figurinhas da Panini
© 2019 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.