Arquivo T: “Irritabilidade Literária”

A Toupeira Arquivo TExiste uma coisa que pode levar qualquer obra (seja cinematográfica, literária etc) ao céu ou ao inferno: a comparação. Parece que o simples fato de se assistir a um filme, sem sair comparando com tudo e todos anteriores, é um ato cada vez mais difícil, pelo menos para uma boa parcela do público.

Apesar de ser aparentemente uma fórmula garantida, a  opção de Hollywood de adaptar as  mais diversas sagas não tem nenhuma fórmula infalível para o sucesso. Eu mesma já tive oportunidade de ler livros incríveis, cuja migração para as telonas não atingiu o resultado esperado.

Em várias Cabines de Imprensa recentes, tenho percebido o surgimento de algo incomum,  que faz com que as pessoas não consigam assumir o papel de espectadores, porque não se desvencilham de seu lado leitor. O que isso provoca? Uma insatisfação generalizada a cada cena que tenha a mais leve discrepância que seja em relação à obra original.

É claro que há mudanças que não têm nenhuma explicação lógica, como mudar a cor dos cabelos da protagonista ou transformar um personagem descrito como “forte e grisalho” em alguém com porte mediano e trancinhas. Mas há de se ressaltar o fato de que, muito do que funciona no papel, não seria eficiente em movimento (e isso vale para quase tudo, desde roupas a acontecimentos propriamente ditos).

E justo eu, leitora tão voraz e frequente, de repente me peguei questionando se quem não lê os livros previamente se diverte mais do que aqueles que já entram na sala de cinema com uma imagem na mente e acabam frustrados quando ela não se concretiza na tela.

Terei sido contaminada pelo vírus da “Irritabilidade Literária”?

por Lara McCoy

Filed in: Arquivo T

You might like:

AMPARA Animal faz projeções de animais para adoção em prédio no centro de São Paulo AMPARA Animal faz projeções de animais para adoção em prédio no centro de São Paulo
Ainda dá para conhecer o espaço “Maluquinho por Robótica” no Shopping Campo Limpo Ainda dá para conhecer o espaço “Maluquinho por Robótica” no Shopping Campo Limpo
“Matrix Resurrections” ganha data para chegar à HBO Max “Matrix Resurrections” ganha data para chegar à HBO Max
Gloob apresenta a quinta edição do “Rolê Gloob” Gloob apresenta a quinta edição do “Rolê Gloob”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.