“Arquivo X”: Saiba tudo sobre a série de TV que invadiu os cinemas

250708 Arquivo X A Serie“Arquivo X” é um seriado de TV que aborda investigações sobre ufologia, paranormalidade e assuntos exo-lógicos, ou seja, que fogem à lógica aparente, sendo seus atores principais, David Duchovny, que interpreta o Agente Especial Fox Mulder (lê-se Molder), e Gillian Anderson, no papel da Agente Especial Dana Scully (lê-se Scâli). Criado por Chris Carter, teve 201 episódios distribuídos em 9 temporadas exibidas de 1993 até 2002, e dois filmes para cinema – o primeiro, “Arquivo-X – Resista ao Futuro”, lançado em 1998 e o segundo, “Arquivo X: Eu quero acreditar”, que chega hoje aos cinemas.

“X” na verdade é uma pasta dos arquivos dos casos investigados pelo FBI os quais não tendo soluções viáveis ou convencionais foram nela colocados. Tais arquivos despertaram no Agente Mulder a vontade de solucioná-los devido à uma experiência pessoal com sua irmã: quando pequenos, ela desapareceu sob uma luz intensa no quarto. Ele liga o fato à possibilidade dela ter sido raptada por alienígenas, ou o termo mais conhecido, “abduzida”, pois acredita que poderá encontrar respostas ou mesmo ela. Conforme suas investigações prosseguem deduz estar envolvido em algo mais profundo: Conspirações vindas do “governo que nega a existência”.

Para diminuir sua credibilidade, é designada para ser sua parceira a Agente Scully que é descrente de tudo o que ele investiga, sempre tentando mostrar em seus relatórios o lado mais racional e científico dos casos que Mulder atribui a alienígenas, experiências paranormais ou fantasiosas.

Durante o desenrolar das temporadas, em certas ocasiões Chris Carter apresenta uma Scully que começa a crer, ao menos quando afirma que  “quando as evidências são reais tem que se abrir para novas possibilidades”, enquanto Mulder mostra-se incrédulo, o que faz com que eXcers (fãs) fiquem confusos, abrindo discussões sobre isso, pois já havia aqueles que eram pró-Mulder e pró-Scully.

Debates também foram criados em torno do relacionamento dos dois. Há quem seja SHIPPER, que deseja o relacionamento amoroso; NOROMOS (do inglês No Romance, ou seja, sem romance), que não admitem tal relacionamento; ou HALF-SHIPPERS, que gostam do “clima de sedução no ar”.

Mulder tem como suporte para suas investigações os “Pistoleiros Solitários”, exímios conhecedores da teleinformática e o “Mr.X”, que por muitas vezes não se sabe se está mesmo a favor dele ou contra. A dupla conta ainda com a ajuda do Diretor-Assistente Skinner, seu superior imediato.

Um dos vilões mais enigmáticos é o “Canceroso” que sempre aparece em locais onde alguma coisa está sendo encoberta ou que tem a solução de algo que aparentemente não existe, ou que pode ter sido “plantado” por ele ou pelo grupo do qual faz parte que prepara a “colonização extraterrestre”. Sua aparição é sempre precedida ou caracterizada pela fumaça do cigarro Morley, que até aonde se sabe, é apenas fictício.

Dois novos agentes são integrados no final das temporadas quando da abdução do Mulder, recurso utilizado por Carter quando houve uma discussão contratual entre Duchovny e a Fox: John Dogget e Monica Reis. Ele no papel mais cético, lembrando Scully no início da série, e ela mais para Mulder, só que com habilidades esotéricas e paranormais.

Outro recurso utilizado por Carter que mesclou a ficção com a realidade foi quando Gillian ficou grávida. No começo da gestação, ela só fez tomadas com a câmera sem focalizar seu corpo todo; no estágio avançado, foi introduzido o fato dela ter sido inseminada artificialmente por alienígenas, resultando em um híbrido (misto de alienígena com humano já adaptado às condições da Terra). Mais para o final da série discute-se se Willian, o filho dela, era resultante desta experiência ou fruto do relacionamento com Mulder. Neste novo longa, ele já não está com o casal, surgindo a possibilidade de ter sido adotado por outra família.

O seriado poderia ter continuado, caso a trama se desenvolvesse mais voltada aos temas do que para os personagens, pois são assuntos atemporais, atuais, que continuam levantando discussões, afinal, A VERDADE CONTINUA LÁ FORA!!!

Carlos Quintino – Agente Especial Sr. Q – especial para A Toupeira

Filed in: TV Tags: , , , ,

You might like:

Confira a programação da 19ª Quantum Fiction: 1º Encontro de Fãs de Ficção Científica Confira a programação da 19ª Quantum Fiction: 1º Encontro de Fãs de Ficção Científica
Crítica: Estreia da 10ª temporada de “Arquivo X” Crítica: Estreia da 10ª temporada de “Arquivo X”
Crítica: “Arquivo X: Eu quero acreditar” Crítica: “Arquivo X: Eu quero acreditar”
© 4589 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.