“As Poderosas Madrinhas”: A Máfia de uma forma que você nunca viu

O filme O Poderoso Chefão acaba de completar 50 anos. E o que ele tem em comum com toda história que envolve a máfia italiana? É protagonizado por um homem, no caso Dom Corleone, interpretado de forma genial por Marlon Brando. Mas os tempos – e as tramas – mudaram.

Em As Poderosas Madrinhas, lançamento da Editora Melhoramentos escrito pela autora francesa Camille Aubray, quem toma a frente de um grupo criminoso italiano radicado nos Estados Unidos é o quarteto Filomena, Amie, Lucy e Petrina.

Elas ocupam o posto quando seus respectivos maridos são convocados para lutar na Segunda Guerra Mundial e são incumbidas de cuidar dos “negócios” da família. Juntas, se esquecem das desavenças e se enchem de coragem para enfrentar uma guerra que não era delas.

A história começa a ser contada em 1980, época em que Nicole mora em Nova York e o seu marido recebe o convite para trabalhar na Casa Branca. A notícia a deixa feliz, mas também receosa de que algum fato obscuro da sua família possa atrapalhar a nomeação dele a um cargo público. A fim de esclarecer e tirar a desconfiança a limpo, vai atrás de sua madrinha Filomena, e toma conhecimento de uma história que jamais imaginou.

Nicole fica em choque ao saber sobre as ‘poderosas madrinhas’, que atuaram ao melhor estilo ‘poderoso chefão’ na década de 1940 nos Estados Unidos e fizeram de tudo para esquecer o passado. E sim, ela dividiu a casa com elas – no caso, uma era sua mãe.

O quarteto era formado por Filomena, Amie, Lucy e Petrina, jovens que enfrentaram o abandono, a violência e até mesmo a agressão, mas se sentiram seguras quando se casaram com quatro filhos de uma família italiana que há tempos estava em solo norte-americano.

A convivência, que ressaltava as diferenças, não impediu que se tornassem madrinhas umas dos filhos das outras. A vida corria tranquila até que a Segunda Guerra Mundial se intensificou e os Estados Unidos tiveram de entrar de maneira efetiva no conflito. O resultado? Os quatro homens da casa são convocados para trincheira.

De uma hora para outra, elas tiveram de assumir os negócios da família – que até então faziam vista grossa – e aprenderam a lidar até mesmo com gângster. Se antes se mostravam frágeis, em razão das suas respectivas histórias de vida, uniram forças para lutar pelo que mais importava.

É uma trama tensa, calorosa e perigosa no mundo do crime, mas que mudará a visão de quem acha que histórias de máfia devem ser protagonizadas apenas por homens. A autora já foi elogiada por Margaret Atwood, autora do best-seller O Conto da Aia.

Ficha Técnica:

Título: As Poderosas Madrinhas

Autora: Camille Aubray

Tradução: Laura Folgueira

Número de páginas: 384

Altura: 23 cm

Largura: 16 cm

ISBN: 978-65-5539-366-8

Preço sugerido: R$ 54,90

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

Culturama lança “O Essencial do Zé Carioca: Celebrando os 80 Anos da sua Estreia” na Bienal Culturama lança “O Essencial do Zé Carioca: Celebrando os 80 Anos da sua Estreia” na Bienal
“Minions 2: A Origem de Gru” é a maior abertura de animação dos últimos dois anos “Minions 2: A Origem de Gru” é a maior abertura de animação dos últimos dois anos
“Origami”, livro de Maíra Carvalho, ganha sessão de autógrafos na Bienal do Livro “Origami”, livro de Maíra Carvalho, ganha sessão de autógrafos na Bienal do Livro
Grace Gianoukas comemora 40 anos de carreira com o Espetáculo “Grace Em Revista” Grace Gianoukas comemora 40 anos de carreira com o Espetáculo “Grace Em Revista”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.