Barany Editora lança “Além do Perdão – Reflexões sobre Atonement”

Desde a aurora dos tempos, as diferentes culturas resolveram seus conflitos e fizeram justiça à sua própria moda. Tradicionalmente, houve dois caminhos profundamente divergentes – castigo ou reforma – cujas raízes estão na vingança e no perdão, respectivamente. A primeira implica antagonismo e oposição. A segunda, compaixão e cooperação.

O Atonement (at-one-ment), palavra que significa tornar inteiro novamente, está relacionado ao perdão e possui o objetivo de reparar as diversas situações da vida para resgatar o equilíbrio, não só de si mesmo, mas também da sociedade. Segundo o autor do livro “Além do Perdão”, Phil Cousineau, publicado pela Barany Editora, Atonement vai além de simplesmente perdoar situações quando não se está satisfeito com alguém.

“É o ato que corrige um erro, faz correções, repara os danos, propõe a restituição, procura fazer uma compensação, limpa a consciência do transgressor, alivia o ódio da vítima e faz justiça com um sacrifício correspondente ao dano que foi feito”, revela.

Existem quatro princípios do atonement para serem usados como dinâmica e assim, começar a entender efetivamente a perdoar e ser perdoado de forma integral, o que gera ao indivíduo a cura do vitimismo. “A prática do perdão é um estado de consciência superior porque você está reconhecendo que alguém lhe fez alguma coisa errada, destrutiva ou enfraquecedora e, mesmo assim, você ainda vai devolver uma energia afirmativa para esse alguém”, conta o autor.

  1. Pensar amoralmente. Abandonar o desejo de vingança e represálias.
  2. O objetivo do atonement é aliviar a culpa dos agressores e o ressentimento das vítimas.
  3. Atonement diz respeito à restauração das relações. Isso é verdade seja qual for a nossa abordagem ao processo de cura – interpessoal, internacional, intrassocial, sendo esta última a base da luta dos ativistas que trabalham em favor da justiça restaurativa, e seu foco é exatamente o trabalho com as relações, em oposição ao trabalho de vingança do sistema atual.
  4. A ação, tanto quanto a emoção, precisa fazer parte do processo de cura.

Ficha Técnica:

Além do Perdão – Reflexões sobre Atonement

Autor: Phil Cousineau

ISBN: 978-85-61080-52-5

Assunto: Ética, Solução de conflitos, Terapia social

Páginas: 272

Preço: 39,90

Capa: Brochura

Formato: 16 x 23 cm

Barany Editora, 2015

www.baranyeditora.com.br

Crédito da foto: Divulgação.

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

HBO promove maratona de ‘Game of Thrones’ HBO promove maratona de ‘Game of Thrones’
“O velório da Dona Baratinha”: Livro infantil aborda o tema morte de forma sensível “O velório da Dona Baratinha”: Livro infantil aborda o tema morte de forma sensível
Starz encomenda temporada de ‘Shining Vale’, comédia de horror estrelada por Courteney Cox, Greg Kinnear e Mira Sorvino Starz encomenda temporada de ‘Shining Vale’, comédia de horror estrelada por Courteney Cox, Greg Kinnear e Mira Sorvino
3 razões para não perder ‘The Nevers’, a nova série da HBO repleta de aventura e magia 3 razões para não perder ‘The Nevers’, a nova série da HBO repleta de aventura e magia
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.