Cartas ao Morcego: livro reflete a relação humana com outros seres a partir da pandemia

A disseminação do novo coronavírus pelo mundo se mostrou uma consequência direta das formas com as quais a humanidade lida com a natureza. Tal constatação, porém, não nos levou a uma mudança de atitude, e mais: criou um impasse, onde alguns humanos urgem por mudanças, enquanto outros colocam suas fichas na tecnologia e em mais do mesmo.

Cartas ao Morcego, nova obra da brasiliense Nurit Bensusan, publicado pela editora Mil Folhas, traz uma sequência de correspondências da autora para o mamífero de asas – tido por parte dos cientistas como a espécie que deu origem à pandemia – onde questiona e problematiza a nossa relação com os demais seres do planeta.

“Tudo que estragamos, a tecnologia poderá consertar. Causamos uma pandemia, a tecnologia nos dará vacinas e tratamentos. Modificamos o clima do planeta, a tecnologia nos proverá formas de viver nesse novo mundo. Estragamos a água e o ar, a tecnologia vai limpá-los para nós. Assim, seguimos, mimados, em frente”, reflete a autora.

Nurit sustenta ao longo de suas mensagens que o momento que vivemos não é um acaso ou azar, mas consequência das nossas ações. E se, ao final dessa crise sanitária, voltarmos ao “normal”, estaremos inevitavelmente fadados a novas epidemias.

“Volto a pensar, caro Morcego, na dificuldade que muitos humanos têm de perceber outras formas de estar no mundo, e aqui não me refiro ao jeito de viver dos morcegos e de outros animais, mas sim da pluralidade de formas de viver que existem – até quando? – entre os humanos mesmo. Estamos tão imersos nas nossas formas particulares de estar no mundo que é sobremaneira difícil imaginar, até às últimas consequências, como vivem os outros”, escreve Nurit ao seu inusitado correspondente.

O tom crescentemente intimista das cartas conduz à possibilidade de discutir o assunto não apenas de forma científica e biológica, mas também mobilizando outros elementos culturais para essa troca.

Segundo Fabio Scarano, professor de Biologia da UFRJ, a publicação “é caleidoscópio e crochê. Um arranjo permanentemente mutável – ora brilhante, ora sombrio – de seres, estados de ser e ideias, levemente entrelaçados por um crochê multidimensional. O resultado é um livro sobre linguagem, diálogo e comunicação. Sobre a tentativa, ou talvez a necessidade de ser um, com o outro”.

Publicado pela Editora Mil Folhas, o livro tem coedição do ISA – Instituto Socioambiental – e pode ser adquirido por R$ 40,00 em www.livraria.iieb.org.br.

Live – no dia 22/07 às 19h a escritora realiza uma live de apresentação da obra com convidados no Youtube da editora: https://youtu.be/gGoWGhr82tI.

Ficha Técnica:

Título: Cartas ao Morcego

Autora: Nurit Bensusan

Ilustrações: Raísa Curty

Diagramação: Cristina Guimarães (Supernova Design)

Dimensões: 18 x 12,5 cm

Formato: Papel / Brochura

Páginas: 152

1ª Edição – 2021

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

Direto da Toca: Fomos à Coletiva de Imprensa da banda The Calling Direto da Toca: Fomos à Coletiva de Imprensa da banda The Calling
Começou a Pré-venda para os novos episódios da quarta temporada de “The Chosen – Os Escolhidos” Começou a Pré-venda para os novos episódios da quarta temporada de “The Chosen – Os Escolhidos”
Diamond Films divulga pôster oficial de “Imaculada”, estrelado por Sydney Sweeney Diamond Films divulga pôster oficial de “Imaculada”, estrelado por Sydney Sweeney
Banda The Calling inicia turnê no Brasil. Santos Rock Festival está na lista de shows Banda The Calling inicia turnê no Brasil. Santos Rock Festival está na lista de shows
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.