Chef Flávio Duarte ensina receita de Bolo de Reis

Crédito: Acervo Pessoal

Para muitas pessoas, o dia 06 de janeiro é o dia oficial para desmontar a árvore e a decoração de natal do ano anterior. Mas, para além dessa tarefa, no sexto dia do ano também é celebrado o Dia dos Reis, em comemoração aos três magos que presentearam o menino Jesus no dia de seu nascimento.

Neste dia, nas celebrações da Igreja Católica – que partem de uma tradição portuguesa, mas que ganharam adeptos em todo o mundo – pede-se que façam festejos pelas ruas, levando as bênçãos de Deus às pessoas. Antigamente, as donas de casa ficavam à espera desses cortejos alegres e, em troca, ofereciam quitutes como forma de agradecimento.

Apesar da tradição ter sido um pouco esquecida nos dias atuais, muita gente ainda celebra a data preparando alimentos típicos em honra aos três magos, como o famoso Bolo de Reis.

“É uma receita fácil, prática e super elegante. Ideal para servir no lanche da tarde, ou no café da manhã”, afirma o chef confeiteiro Flávio Duarte, que ensina a receita da iguaria.

Bolo de Reis

 Ingredientes:

500 gramas de farinha de trigo

50 gramas de açúcar

10 gramas de sal

150 ml de leite integral

30 gramas de fermento biológico fresco

1 ovo inteiro

3 gemas

100 gramas de manteiga

10 gramas de pasta de baunilha

1 ovo extra para pincelar em cima da massa

Para cobertura:

50 gramas de amêndoas laminadas

50 gramas de nozes

50 gramas de uvas passas

10 cerejas em calda

30 gramas de açúcar em pérola

20 gramas de açúcar de confeiteiro

30 gramas de geleia de sua preferência

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes da massa, menos a manteiga e o sal, e leve à batedeira, bata com o gancho por aproximadamente 5 minutos.

Junte a manteiga e o sal e deixe bater até que a massa fique bem elástica.

Deixe a massa descansar por 20 minutos, modele em forma de rosca e deixe fermentar até dobrar de tamanho.

Pincele com o ovo batido e decore com as frutas e as nozes, leve para assar em forno pré-aquecido em 170 graus por aproximadamente 30 minutos.

Retire do forno, pincele a geleia com a massa ainda quente e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Dica: Você pode deixar frutas cristalizadas e uvas passas de molho no conhaque e acrescentar na massa antes de assá-la.

da Redação A Toupeira

Filed in: De tudo um pouco

You might like:

Especial Planeta dos Macacos: Star Life exibe maratona da clássica série de filmes Especial Planeta dos Macacos: Star Life exibe maratona da clássica série de filmes
Shopping Estação presenteia crianças com kits juninos para se divertirem em casa Shopping Estação presenteia crianças com kits juninos para se divertirem em casa
Disney+: “A Misteriosa Sociedade Benedict” ganha novos pôsteres Disney+: “A Misteriosa Sociedade Benedict” ganha novos pôsteres
Assista ao trailer oficial de ‘G.I. Joe Origens: Snake Eyes’ Assista ao trailer oficial de ‘G.I. Joe Origens: Snake Eyes’
© 7475 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.