Cineart divulga pôster e trailer do filme “Paris 8”

Um grupo de estudantes de cinema que compartilha da paixão pela sétima arte é a trama contada no filme “Paris 8”, de Jean Paul Civeyrac, que estreia nos cinemas dia 17 de maio, pela Cineart Filmes. O longa traz a história de Etienne (Andranic Manet), um jovem que se muda para Paris para estudar na Sorbonne. Lá, ele conhece Mathias (Corentin Fila) e Jean-Noël (Gonzague Van Bervesselès) e, conforme passam os anos eles têm que enfrentar os desafios do amor e da amizade, além das batalhas artísticas que cada uma vai encarar.

“O roteiro se baseou em várias origens que, de repente, se cristalizaram. Em primeiro lugar, experiência pessoal: tendo estudado em La Fémis, dirigido o departamento de direção de lá e ensinando agora na Universidade Paris 8, passei trinta anos em contato constante com estudantes de cinema. Então, esse é um assunto que estou familiarizado”, afirma o diretor, que também assina o roteiro.

Apesar de ter usado experiências pessoais para escrever a história do longa, Civeryac não o considera uma cinebiografia sua. “O filme tem uma abordagem muito livre, combinando experiências reais e pura ficção. É a primeira vez que tenho tão pouca perspectiva nos meus personagens, por conhecê-los tão intimamente. Eu pude conversar longamente e precisamente com cada ator, texto e subtexto, e quais referências vinham à tona. Durante a pré-produção, nós tivemos sessões preparatórias regulares, como no teatro. Tentei infundir neles um pouco desse fervor pelo cinema e eles mergulharam em seus personagens com tal generosidade e vontade que até hoje me impressiono. Como decidimos filmar sem demora, o momento que buscamos nesses ensaios nunca se dissipou”, conta.

O diretor comenta ainda a escolha por um elenco formado praticamente por atores pouco conhecidos. “Trabalhar com jovens atores é sempre um imenso prazer. Com todos os filmes, eles me dão a sensação de que estou no começando alguma coisa novamente. Desprovidos de uma imagem, são incrivelmente receptivos e modestos. Eles exibem inocência e lucidez ao mesmo tempo em que, geralmente, os envolve com muita força. Acredito que ter isso incorporado ao filme por uma nova geração de atores franceses ajudou a estabelecer credibilidade e tocar em questões e emoções bastante contemporâneas”, opina.

Sinopse:

Etienne vai a Paris para estudar cinema na Sorbonne. Ele conhece Mathias e Jean-Noël, que compartilham sua paixão por filmes. Mas, conforme passam o ano estudando, precisarão enfrentar os desafios da amizade e do amor, assim como escolher suas batalhas artísticas.

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Cultura Inglesa prorroga escape room de Sherlock Holmes com entrada gratuita em São Paulo Cultura Inglesa prorroga escape room de Sherlock Holmes com entrada gratuita em São Paulo
“LEGO Star Wars: Férias de Verão” estreia no Disney+ “LEGO Star Wars: Férias de Verão” estreia no Disney+
Direto da Toca: Assistimos à Comédia Musical “Bom Dia Sem Companhia” Direto da Toca: Assistimos à Comédia Musical “Bom Dia Sem Companhia”
Crítica: “O Palestrante” Crítica: “O Palestrante”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.