Começa a 3ª temporada do “Change The Game”

Google Play e Ideias de Futuro antecipam as inscrições da 3ª temporada do Change The Game e impulsionam a iniciativa com expansão do programa, da trilha de aprendizado e também da premiação.

As inscrições estão abertas para as alunas a partir de hoje, 1º de junho, menos de um mês após a final da 2ª edição, devido ao grande interesse manifestado sobre o tema. O Change The Game é um desafio de criação de ideias de jogos mobile para alunas de todo o país (do 8º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio) e tem o objetivo de estimular a representatividade feminina nesse mercado, por meio do acesso a essa formação. Para se inscrever, basta acessar o site www.ideiasdefuturo.com/changethegame.

Finalizada em maio, a temporada passada trouxe 470 alunas inscritas e a mentoria restrita às dez finalistas. Agora, todas as inscritas serão mentoradas durante um mês, mudança possibilitada pela nova mecânica do desafio.

As ideias dos jogos serão elaboradas por grupos (de 03 a 05 alunas), que contarão com o apoio de uma professora ou de um professor com a função de orientar os grupos. Essa participação dos educadores também ganha reconhecimento pelo programa, com uma premiação especial.

Os números justificam as ampliações. A 2ª edição contou com mais de 17 mil espectadores nos conteúdos da Semana Garotas que Jogam e Criam Games; três mil estudantes (garotas e garotos) envolvidos nos workshops online oferecidos para escolas e as inscrições de 470 alunas, localizadas em 24 estados brasileiros, para disputar a premiação final. Para completar a análise de impacto, após a realização dos encontros nas escolas, 60% das estudantes participantes começaram a considerar seguir a carreira de games.

A representatividade feminina nesse mercado, algo que ainda figura como um importante tabu a ser rompido. No Brasil, as mulheres já representam 53% dos consumidores de jogos tecnológicos, segundo estudo realizado pelo Sioux Group.

Apesar dessa supremacia, o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais aponta que a mão-de-obra feminina no setor representa apenas 20% e a área com menor participação feminina é a de programação e gestão de projetos, com apenas 10,8%.

O Change The Game foi criado nos EUA, em 2017. O Brasil é o único país, além dos EUA, em que esse programa acontece. Em 2021, a segunda edição passou por um completo redimensionamento: o ambiente 100% online envolveu mais as localidades fora do eixo sudeste. Além disso, foi desenvolvido e oferecido um pool robusto de conhecimento, disponível para todos que queiram saber mais sobre jogos, nesse formato.

Alunas da Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo são as vencedoras da 2ª edição

Vindas das regiões norte, nordeste e sudeste, do país, com idades que variam de 13 a 19, as 05 vencedoras se destacaram entre 10 finalistas que apresentaram os enredos de seus jogos, em formato de pitch (4 minutos), para uma banca de especialistas.

As cinco mais bem pontuadas ganharam notebooks de última geração e trouxeram temas de respeito ao meio ambiente e às questões psicoemocionais de forma consistente para a construção de um mundo mais justo, equilibrado, humanizado.

São elas: Erika Vieira de Souza/Jogo: Dorothy´s Heroes (estudante de João Pessoa/PB, categoria Ensino Fundamental); Heloisa Knust/Jogo: Ely e o Programa Verso (estudante de Minas Gerais/BH, categoria Ensino Fundamental); Samara Ester Santos/Jogo: Meu Jardim de Emoções (estudante de Contagem/BH, categoria Ensino Médio); Amanda Caroline/Jogo: Reset (estudante de Camaragibe/PE, categoria Ensino Médio); Alice Alves Primo/Jogo: Depéon (estudante de Guarulhos/SP, categoria Ensino Médio)

As premiações da 3ª edição

Durante seis meses, período entre as inscrições do programa e o Demoday – a grande final, o programa se dividirá em algumas etapas. A mentoria dos jogos inscritos irá acontecer ao longo de um mês. Depois disso, a seleção e análise dos enredos também resultará em 10 finalistas a serem apresentadas na final.

Com uma composição variável de 3 a 5 alunas, todas as estudantes dos grupos mais bem pontuados na grande final, serão premiadas com computadores de última geração. Haverá também premiação aos segundos colocados, que receberão celulares. Os orientadores dos grupos também serão reconhecidos com vale presente.

As professoras e/ou professores orientadores terão uma premiação à parte, com dois critérios: pelos grupos vencedores e pelas quantidades de grupos inscritos que permanecerem, sob a sua tutela, até o final da trilha de conhecimento proposta pelo programa.

Desafio dos enredos “O que eu quero ver no futuro”?

Os desafios não envolvem conhecimento prévio em programação. O exercício engloba criatividade e estímulo de pensamento de enredo para jogos mobile com o tema “O que eu quero ver no futuro”.  De acordo com a diretora geral da Ideias de Futuro, Jaciara Cruz.

“O poder de transformação do desafio vem da desconstrução que a garota faz do game. Os jogos são elementos tecnológicos muito presentes no dia a dia como usuária.  E no Change The Game, as garotas são desafiadas a se colocarem na posição de idealizadoras e de criadoras desse elemento, num exercício de criatividade e muita mão na massa”, complementa a diretora.

Segundo Maia Mau, Head de Marketing do Google Play para a América Latina, ficou evidente o resultado do fomento desse debate e da criação de soluções para a desigualdade de gênero no mercado de programação de desenvolvimento de aplicativos e jogos.

“O elevado interesse pelo assunto impulsionou mudanças e ampliações na realização da 3ª temporada. Logo após a final da 2ª edição, as escolas interessadas no programa já puderam se inscrever para receber o workshop de Desenvolvimento de Games e, em menos de uma semana, já contabilizamos mais de 20 solicitações de diversas instituições de ensino, espalhadas pelo país”, anuncia Maia.

da Redação A Toupeira

Filed in: De tudo um pouco

You might like:

Especial Planeta dos Macacos: Star Life exibe maratona da clássica série de filmes Especial Planeta dos Macacos: Star Life exibe maratona da clássica série de filmes
Shopping Estação presenteia crianças com kits juninos para se divertirem em casa Shopping Estação presenteia crianças com kits juninos para se divertirem em casa
Disney+: “A Misteriosa Sociedade Benedict” ganha novos pôsteres Disney+: “A Misteriosa Sociedade Benedict” ganha novos pôsteres
Assista ao trailer oficial de ‘G.I. Joe Origens: Snake Eyes’ Assista ao trailer oficial de ‘G.I. Joe Origens: Snake Eyes’
© 1849 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.