Comemore o Dia dos Avós com o delicioso e tradicional Talharim ao Sugo

Crédito: Divulgação

No próximo dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós, famosos por marcarem a infância de muitos com receitas e petiscos que só eles sabem fazer. Assim como as boas lembranças que ficam das conversas e conselhos, aquele gostinho do bolo da tarde ou do almoço de domingo traz de volta muitas recordações e sensações especiais.

A principal responsável por essa onda de emoções é a memória gustativa, que ativa não só os sensores do paladar, mas também a audição e o olfato, que contribuem para formar um dos conjuntos de memórias mais fortes que se pode ter. É devido a essa recordação que aquelas comidinhas ganham um lugar especial no coração e no cardápio da família.

Para celebrar essa data especial, o Comitê Umami, responsável pela divulgação do quinto gosto do paladar humano, separou uma receita deliciosa de Talharim ao Sugo. O prato é marcante e tradicional em muitas famílias pois, além do gostinho peculiar e saboroso, proporciona uma verdadeira viagem no tempo, que só o umami é capaz de oferecer.

Confira o passo a passo e recrie a receita da nona:

Talharim ao sugo

Ingredientes

500 g de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

meia colher (chá) de sal

meia colher (chá) de glutamato monossódico

meio pacote de macarrão tipo talharim, cozido “al dente” (250 g)

Modo de Preparo

No copo do liquidificador, coloque metade do tomate e bata até obter um suco, depois reserve;

Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos, ou até que dourem ligeiramente;

Acrescente o tomate restante e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, por 10 minutos, ou até desmanchar parcialmente;

Adicione o tomate batido, o sal e o glutamato monossódico, e cozinhe em fogo médio, por 5 minutos;

Retire do fogo, regue o macarrão e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções.

Tempo de preparo: 30 minutos.

Dica: se preferir um molho mais encorpado, acrescente 2 colheres (sopa) de extrato de tomate.

Umami

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.

O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Para saber mais, acesse http://www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

da Redação A Toupeira

Filed in: De tudo um pouco

You might like:

Crítica: “Abigail” Crítica: “Abigail”
Crítica: “Guerra Civil” Crítica: “Guerra Civil”
Crítica: “Jorge da Capadócia” Crítica: “Jorge da Capadócia”
Crítica: “Névoa Prateada” Crítica: “Névoa Prateada”
© 1736 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.