Crítica: “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”

“Cada qual acredita que o que tem a dizer é muito mais importante do que qualquer coisa que o outro tenha a contribuir”. As palavras de Alvo Dumbledore em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, nunca foram tão lúcidas.

“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” (Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore), terceiro capítulo da franquia cinematográfica iniciada em 2016 com “Animais Fantásticos e One Habitam”, chega aos cinemas em uma época ingrata, na qual há uma crescente obsessão das pessoas em fazer críticas (pertinentes ou não) sobre tudo e todos.

A impressão é que os “trouxas” (expressão tão conhecidas pelos fãs das criações de J. K. Rowling, e cada vez mais adequada, em sentido literal) estão perdendo a habilidade de se deixar envolver por obras de ficção, sejam de quais temas forem – o que distancia ainda mais um público que não faz questão de proximidade com os personagens.

De qualquer maneira, após um intervalo de quase quatro anos (o filme antecessor “Animais Fantásticos: os Crimes de Grindelwald” estreou no final de 2018), a saga que faz parte do Wizarding World retorna aos cinemas, com a produção mais complexa até agora – o que é explicável, mas que pode desagradar quem espera “apenas” por qualidade técnica e visual (quesitos que também são bem executados, diga-se de passagem).

Como o próprio título deixa claro, a trama tem como um de seus pilares os tais segredos de Alvo Dumbledore (papel de Jude Law, cada vez mais elegante), que, ao virem à tona, podem servir como um dos principais elementos na luta contra a ascensão do mal ao poder.

Ao lado do bruxo, estão companheiros fiéis e já familiares como Newt Scamander (Eddie Redmayne) – mantendo o posto de um dos meus personagens favoritos do Mundo Bruxo – e Jacob Kowalski (Dan Fogler), que, dentro de suas limitações de “não-maj”, tem uma justa participação na história.

Do outro lado do combate, as forças do mal ganham potência com a inaceitável popularidade de Gerardo Grindelwald (Mads Mikkelsen estreando muito bem no papel que antes pertencia a Johnny Depp). Com planos que visam o completo domínio do Mundo Bruxo e o extermínio do Mundo Trouxa, o vilão parece disposto a qualquer coisa para atingir seus objetivos (o que significa que há algumas cenas impactantes, que mostram justamente essa falta de limites).

Com muitos arcos em aberto, o longa acrescenta mais um assunto à pauta: a eleição que vai escolher o novo Chefe Supremo da Confederação Internacional dos Bruxos, cargo ao qual concorre Vicência Santos (Maria Fernanda Cândido), Ministra da Magia do Brasil e personagem que dá um enorme orgulho a quem a vê representar nosso país (tão machucado na vida real) com tanta personalidade.

O tom político é destaque em quase a totalidade do filme dirigido por David Yates, e dá um ar de urgência e seriedade. Mas isso não significa que não haja outros pontos “mais leves” a serem exaltados, como o figurino tão rico da década de 1930, a cenografia que conta com locações belíssimas e as aparições dos Animais Fantásticos (conhecidos e inéditos) que são suficientes para encher os corações mais sensíveis.

Com um Universo tão amplo quanto o criado por J. K. Rowling (que escreve o roteiro junto a Steve Kloves), seria um desperdício não fazer uso de referências e, felizmente, elas estão presentes da maneira mais bonita possível. Quanto à parte original da narrativa, esta também segue merecendo reconhecimento, já que é importante lembrar que a franquia se origina de um pequeno um pequeno Manual de 64 páginas, e toda história que vemos em tela ganhou vida a partir das versões fílmicas.

Vale aparatar no cinema.

por Angela Debellis

*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Warner Bros. Pictures.

Filed in: Cinema

You might like:

Começou a Pré-venda para os novos episódios da quarta temporada de “The Chosen – Os Escolhidos” Começou a Pré-venda para os novos episódios da quarta temporada de “The Chosen – Os Escolhidos”
Diamond Films divulga pôster oficial de “Imaculada”, estrelado por Sydney Sweeney Diamond Films divulga pôster oficial de “Imaculada”, estrelado por Sydney Sweeney
Banda The Calling inicia turnê no Brasil. Santos Rock Festival está na lista de shows Banda The Calling inicia turnê no Brasil. Santos Rock Festival está na lista de shows
Marvel Studios lança novos pôsteres e trailer de “Deadpool & Wolverine” Marvel Studios lança novos pôsteres e trailer de “Deadpool & Wolverine”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.