Crítica: “Círculo de Fogo”

090813 Circulo de Fogo CriticaEstamos tão “acostumados” a esperar um ataque alienígena vindo dos céus, que acabamos esquecendo que o perigo também tem outras formas de chegar.

Dessa vez, os monstros – literalmente – surpreendem e surgem das profundezas do Oceano Pacífico. Para combatê-los, nada como o recurso dos bons e velhos Robôs Gigantes aclamados pelo público que cresceu assistindo a programas cujos protagonistas – em sua maioria de origem asiática – participavam de batalhas colossais.

“Círculo de Fogo” (Pacif Rim) traz a chance de acompanhar embates espetaculares entre os chamados Kaijus e as maravilhas tecnológicas conhecidas como Jaegers. A trama se passa num futuro próximo, quando pilotos – sempre em duplas – são exaustivamente treinados para controlar os robôs através da chamada “conexão neural”, em que as lembranças devem ser suprimidas a fim de toda atenção centra-se no fato deles serem responsáveis pelos movimentos precisos das máquinas de guerra.

Guillermo Del Toro conseguiu, mesmo diante de um cenário tão surreal, repleto de monstros com dentes serrilhados e robôs detentores de incríveis foguetes de cotovelo, manter a importância das relações humanas. As cenas em que a jovem piloto Mako Mori põe em risco seu treinamento, ao se deixar envolver por lembranças de sua infância, são de uma beleza visual e uma sensibilidade que devem levar boa parte dos espectadores a enxugar uma lágrima que insistirá em aparecer no cantinho dos olhos.

Ron Perlman – o eterno Hellboy – está fantástico no papel de Hannibal Chau (preste atenção na explicação de seu nome!), que faz fortuna em cima dos restos mortais de Kaijus abatidos. Destaque para a crítica velada aos que procuram pelos maiores absurdos a fim de melhorar o desempenho físico.

Feito claramente para ser apreciado de maneira grandiosa, o longa fica ainda mais interessante se visto em salas IMAX – apesar do 3D não impressionar o tempo todo.

Então, “mova-se como Jaeger” e curta uma das aventuras mais surpreendentes dos últimos tempos no cinema.

por Angela Debellis

Filed in: Cinema Tags: , , , , , , ,

You might like:

Assista ao novo trailer de “Tenet” Assista ao novo trailer de “Tenet”
Terror “A Freira” tem teaser-trailer divulgado Terror “A Freira” tem teaser-trailer divulgado
“Liga da Justiça”: Liderança nas bilheterias brasileiras e nova arte “Liga da Justiça”: Liderança nas bilheterias brasileiras e nova arte
“Bingo – O Rei das Manhãs” é o representante brasileiro no Prêmio Goya 2018 “Bingo – O Rei das Manhãs” é o representante brasileiro no Prêmio Goya 2018
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.