Crítica: “Controle Absoluto”

Chega aos cinemas o novo filme protagonizado pelo ator sensação de Hollywood, Shia Labeouf. “Controle Absoluto” (Eagle Eye) promete ação e uma dose de paranóia aos cinéfilos.

A trama é sobre o jovem Jerry Shaw (Labeouf) e Rachel Holloman (Michelle Monaghan) dois completos estranhos que são envolvidos em uma teia de perigos por um inimigo invisível que se comunica através da tecnologia do dia-a-dia, usando-a para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Suas vidas e de suas famílias também correm perigo e eles precisam a todo custo sair do turbilhão de problemas para o qual foram arremessados.

O longa é uma verdadeira montanha russa, onde cada peça se conecta a outra formando um intrincado quebra-cabeça em que o resultado final pode ser a diferença entre a vida e a morte.

A idéia central nos remete à questão de como estamos dependentes da tecnologia atual e o que aconteceria se uma pessoa ou grupo a manipulasse de forma errada. Este parece ser um tema recorrente nos EUA, pois um filme de 2007 tratou de uma ameaça similar que quase destruiu o país: “Duro de Matar 4.0” (Live Free or Die Hard), com Bruce Willis.

E por falar em citações de filmes a produção tem elementos do clássico do cinema, de Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke, “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (2001: A Space Odissey) lançado em 1968. Os fãs mais fervorosos terão uma surpresa ao constatar que Hal 9000 o computador com inteligência artificial que comandava a nave Discovery foi homenageado. Claro que não contarei mais as melhores partes é melhor serem vistas na tela grande.

O leitor me desculpe o coloquialismo, mas “o moleque é bom”. Labeouf é uma das novas estrelas da capital mundial do cinema e caiu nas graças de Steven Spielberg que não necessita de apresentações. Sua participação nesta produção não deixa nada a desejar aos seus sucessos anteriores e com certeza posso afirmar que se não se deixar levar pelo estrelismo, drogas e dinheiro ele poderá figurar ao lado de grandes astros de nossa época, mas isso é uma coisa que só o tempo dirá.

Então não fique fora de controle, domine-se e vá aos cinemas conferir a estréia. E não esqueça: não basta desligar o celular é necessário remover a bateria.

por Clóvis Furlanetto

Filed in: Cinema

You might like:

“Godzilla Vs. Kong” é adiado para maio “Godzilla Vs. Kong” é adiado para maio
Assista aos primeiros minutos de “Mortal Kombat” e saiba quando será a estreia no Brasil Assista aos primeiros minutos de “Mortal Kombat” e saiba quando será a estreia no Brasil
Último episódio de “Falcão e o Soldado Invernal” ganha pôster oficial Último episódio de “Falcão e o Soldado Invernal” ganha pôster oficial
Warner Channel exibe maratona da décima temporada de ‘Friends’ Warner Channel exibe maratona da décima temporada de ‘Friends’
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.