Crítica: “Éden – O Mundo de Eva”

Alérgica a todos os tipos de substâncias químicas, poluição do ar, ondas de rádio e campos eletrônicos, e vivendo em total isolamento do mundo externo. Assim é a existência da protagonista do filme “Éden – O Mundo de Eva” (Eden), dirigido e escrito por Ágnes Kocsis.

Tendo como ponto de partida o grande dilema se as alergias de Eva (Lana Baric) são um transtorno real ou se são fruto de seu psicológico, a mulher passa por diversos testes em laboratório o que a faz se sentir como uma cobaia.

A única pessoa com quem a personagem tem contato é seu irmão, que, apesar de ajudá-la com as tarefas básicas, não parece se importar muito com o emocional dela. Por não poder se expor ao mundo, Eva se torna muito solitária.

As perspectivas de Eva começam a mudar com a chegada do Dr. Andras Jonas (Daan Stuyven), o psicólogo que foi contratado inicialmente para investigar a causa da doença da protagonista.

Como solução para expor Eva ao mundo, sempre que ela precisa sair ela usa uma roupa espacial – como a dos astronautas. A casa dela não tem nenhum tipo de equipamento eletrônico e possui isolamento acústico para não ter contato com os sons da rua.

Eva também não pode ouvir música, mas com a chegada de Andras ela começa a sentir novamente vontade de viver, e ficamos intrigados se, pelos avanços da terapia, ou pela presença do Doutor.

O longa nos mostra aspectos da relação de Andras e sua filha de apenas 10 anos. A aproximação dos dois se dá ao mesmo tempo em que a terapia com Eva começa a se aprofundar e apresentar leves resultados.

Há a tentativa de tratar assuntos delicados sobre transtornos emocionais, mas a realidade é que a partir de determinado momento, fica implícito o crescimento da relação entre Eva e András, e esse se torna o foco do drama húngaro.

A duração do filme é um pouco longa (153 minutos), o que pode ser considerado um fator monótono para parte do público.

“Éden – O Mundo de Eva” (Eden) é uma das estreias da semana do Cinema Virtual. Confira!

por Carla Mendes – especial para A Toupeira

*Título assistido via streaming.

Filed in: BD, DVD, Digital

You might like:

Confira os novos pôsteres de “Zack Snyder’s Justice League” Confira os novos pôsteres de “Zack Snyder’s Justice League”
Pato B.Duck invade o PUBG Mobile em nova parceria Pato B.Duck invade o PUBG Mobile em nova parceria
Discovery Kids estreia um filme por semana em março Discovery Kids estreia um filme por semana em março
“Cidade Invisível” tem confirmação de sua segunda temporada “Cidade Invisível” tem confirmação de sua segunda temporada
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.