Crítica: “Esquadrão Classe A”

Ação do início ao fim. Isso é o que oferece “Esquadrão Classe A” (The A-Team), bem-sucedida adaptação da série de TV homônima da década de 1980.

Como contei no Direto da Toca, não assistia à referida série (mas já comprei o Box da Primeira Temporada!), então minha visão é de quem conheceu os personagens agora. Ainda assim, foi possível perceber que algumas coisas mantiveram um visual “retrô” que imediatamente nos remete à obra original – como as tomadas em close na apresentação de cada membro do quarteto que compõe o Esquadrão.

Todos têm personalidades definidas desde o início. Coronel John “Hannibal” Smith (Liam Nesson) é o líder, mentor das grandes ideias, que “adora quando o plano dá certo”. Templeton “Cara-de-Pau” Peck (Bradley Cooper) é o galã de fala mansa, que consegue exatamente o que quer – seja conquistar uma mulher, ou obter regalias em sua estadia na cadeia.

B.A. Barracus (Quinton Rampage Jackson) é o “cara grandão” que esconde um coração do tamanho de sua força física. Fecha o grupo o inteligente e divertidíssimo (e meu favorito) H.M. Murdock (Sharlto Copley), que usa a aparente “insanidade” a seu favor e protagoniza uma das cenas mais legais do filme – preste atenção ao conteúdo de uma caixa que ele recebe pelo correio.

A eficiência do grupo em obter sucesso nos momentos mais improváveis, das maneiras mais incríveis, faz com que sejam vítimas de um ardiloso esquema que os coloca em posição de “Foras-da-Lei” que farão de tudo para provar sua inocência, limpar seus nomes e recuperar as patentes de Exército perdidas de maneira desonrosa.

Exagerado? Sim! Divertido? Sim! E por isso mesmo, um dos melhores filmes de ação a que já assisti. Seja pelos momentos em que o encorpado B.A. assume sua fobia por aviões (cortesia das manobras “loucas e furiosas” de Murdock), pelos excelentes e arriscados planos do Coronel Hannibal, ou pela infalível lábia de Cara-de-Pau, tudo parece se encaixar com perfeição.

Então, fica a dica (leia pensando na marcante música tema do seriado): “Se você tem um problema, se ninguém pode ajudá-lo e se você puder achá-los, talvez você possa contratar o Esquadrão Classe A”. Quer melhor?

por Angela Debellis

Filed in: Cinema

You might like:

Warner Bros. Pictures divulga pôster oficial nacional de “Space Jam: Um Novo Legado” Warner Bros. Pictures divulga pôster oficial nacional de “Space Jam: Um Novo Legado”
Quarta temporada de ‘Irmão do Jorel’ chega ao Cartoon Network Quarta temporada de ‘Irmão do Jorel’ chega ao Cartoon Network
Divulgados pôsteres individuais em versão nacional de “O Esquadrão Suicida” Divulgados pôsteres individuais em versão nacional de “O Esquadrão Suicida”
Universal Pictures divulga o trailer da animação “Spirit – O Indomável” Universal Pictures divulga o trailer da animação “Spirit – O Indomável”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.