Crítica: “Esquadrão Classe A”

Ação do início ao fim. Isso é o que oferece “Esquadrão Classe A” (The A-Team), bem-sucedida adaptação da série de TV homônima da década de 1980.

Como contei no Direto da Toca, não assistia à referida série (mas já comprei o Box da Primeira Temporada!), então minha visão é de quem conheceu os personagens agora. Ainda assim, foi possível perceber que algumas coisas mantiveram um visual “retrô” que imediatamente nos remete à obra original – como as tomadas em close na apresentação de cada membro do quarteto que compõe o Esquadrão.

Todos têm personalidades definidas desde o início. Coronel John “Hannibal” Smith (Liam Nesson) é o líder, mentor das grandes ideias, que “adora quando o plano dá certo”. Templeton “Cara-de-Pau” Peck (Bradley Cooper) é o galã de fala mansa, que consegue exatamente o que quer – seja conquistar uma mulher, ou obter regalias em sua estadia na cadeia.

B.A. Barracus (Quinton Rampage Jackson) é o “cara grandão” que esconde um coração do tamanho de sua força física. Fecha o grupo o inteligente e divertidíssimo (e meu favorito) H.M. Murdock (Sharlto Copley), que usa a aparente “insanidade” a seu favor e protagoniza uma das cenas mais legais do filme – preste atenção ao conteúdo de uma caixa que ele recebe pelo correio.

A eficiência do grupo em obter sucesso nos momentos mais improváveis, das maneiras mais incríveis, faz com que sejam vítimas de um ardiloso esquema que os coloca em posição de “Foras-da-Lei” que farão de tudo para provar sua inocência, limpar seus nomes e recuperar as patentes de Exército perdidas de maneira desonrosa.

Exagerado? Sim! Divertido? Sim! E por isso mesmo, um dos melhores filmes de ação a que já assisti. Seja pelos momentos em que o encorpado B.A. assume sua fobia por aviões (cortesia das manobras “loucas e furiosas” de Murdock), pelos excelentes e arriscados planos do Coronel Hannibal, ou pela infalível lábia de Cara-de-Pau, tudo parece se encaixar com perfeição.

Então, fica a dica (leia pensando na marcante música tema do seriado): “Se você tem um problema, se ninguém pode ajudá-lo e se você puder achá-los, talvez você possa contratar o Esquadrão Classe A”. Quer melhor?

por Angela Debellis

Filed in: Cinema

You might like:

O mês mais assustador do ano traz Victor e Valentino, Mulher-Maravilha e muito mais no Cartoon Network O mês mais assustador do ano traz Victor e Valentino, Mulher-Maravilha e muito mais no Cartoon Network
Confira todas as novidades anunciadas no Tudum: Um evento mundial para fãs Confira todas as novidades anunciadas no Tudum: Um evento mundial para fãs
“Drag Me as a Queen Celebridades”: Cantora e atriz Lelê é a estrela do segundo episódio “Drag Me as a Queen Celebridades”: Cantora e atriz Lelê é a estrela do segundo episódio
“A Bela e a Fera Experience” une entretenimento e gastronomia em São Paulo “A Bela e a Fera Experience” une entretenimento e gastronomia em São Paulo
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.