Crítica: “Noé”

Pôster NoéUma história comovente, repleta de reviravoltas e que deixa o espectador com vontade de rever o filme várias vezes. Assim que podemos definir “Noé” (Noah).

Dirigido por Darren Aronofsky, que roteirizou a trama em parceria com John Logan, o longa traz Russel Crowe no papel principal, ao lado de um elenco que conta com nomes como Jennifer Connelly, Emma Watson, Anthony Hopkins e Logan Lerman.

Inspirado em uma das narrativas do Gênesis, primeiro capítulo do Antigo Testamento, leva às telas o conto do homem que ao ouvir o chamado do Criador, constrói uma arca para salvar todos aqueles que não tivessem sido corrompidos pela ambição do homem – os animais e os responsáveis pela construção da embarcação: a família de Noé.

Um dos destaques é a atuação de Emma Watson, que conseguiu de vez, desvincular-se da imagem de Hermione Granger e ser Ila, filha adotiva e esposa de Sem, filho primogênito de Noé. Outra atriz que conseguiu se sobressair foi Jennifer Connelly. Embora tenha marcado mais pela presença corporal do que por falas, todas as vezes que entrou em cena, foi excepcional. Levou detalhes da mulher atual; de personalidade forte, que consegue se desdobrar em cinco, se necessário, para garantir o melhor a sua família.

Os sons do filme também não deixaram a desejar e conseguiram dar emoção às cenas. Forte e delicada, a trilha sonora só agregou qualidade à obra. Assim como em “Cisne Negro” – também dirigido por Aronofsky – as músicas têm a peculiaridade de mesclar-se com o sentimento que o ator está vivendo no momento: seja arte, tristeza, felicidade, agonia etc.

O ponto máximo alcançado pelo diretor foi conseguir centrar a atenção para a totalidade da trama em si, e não apenas focar-se no instante em que os animais vão em direção à arca – coisa que em outras adaptações da história, foi absolutamente “comum”.

Em seu conjunto, “Noé” chega a surpreender pela qualidade e, justamente por esse detalhe, pode ser considerado – até agora – uma das melhores produções de 2014.

Vale conferir.

por Fernanda Ravagi – especial para A Toupeira

Filed in: Cinema Tags: , , , ,

You might like:

Divulgado o primeiro pôster nacional de “A Bela e a Fera” Divulgado o primeiro pôster nacional de “A Bela e a Fera”
“A Bela e a Fera” ganha primeiro teaser trailer “A Bela e a Fera” ganha primeiro teaser trailer
“Noé” ganha nova data de estreia nos cinemas brasileiros “Noé” ganha nova data de estreia nos cinemas brasileiros
Assista ao trailer legendado de “Bling Ring: A Gangue de Hollywood” Assista ao trailer legendado de “Bling Ring: A Gangue de Hollywood”
© 1148 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.