Crítica: “O Enigma da Rosa”

O que você seria capaz de fazer para recuperar sua filha que foi sequestrada?  Esse é o começo de um drama que promete desmascarar um família. “Aqui se faz, aqui se paga” – esse é o primórdio base do suspense espanhol “O Enigma da Rosa” (Bajo la Rosa) do roteirista e diretor Josué Ramos.

Sara Castro (Patricia Olmedo), filha de Oliver (Pedro Casablanc) e Julia (Elisabet Gelabert), desaparece misteriosamente, após seu pai esquecer-se de buscá-la na escola. Em meio às buscas, a família recebe uma carta de alguém que afirma ter capturado Sara e deseja falar com eles sem o intermédio policial.

O casal decide receber essa pessoa e, conforme solicitado, não faz nenhum contato com as autoridades responsáveis pelo caso – a partir desse ponto tem início a noite mais longa de suas vidas. O causador do sequestro de Sara aparece exatamente à meia- noite, todo vestido de preto, calmo e inexpressivo.

O homem diz que uma pessoa daquela casa tem um segredo e que a filha será devolvida quando este for revelado em frente a toda a família. As ideias são boas, o roteiro é até atraente, contudo de alguma forma a execução deixou muito a desejar; tudo é muito caricato e em alguns momentos o que deveria gerar tensão se torna cômico – e tudo indica que não é intencionalmente.

A maneira como as cenas são construídas surge um pouco clichê: pense em quatro pessoas ao redor de uma mesa, e para alguém revelar seu “maior” segredo deve se levantar, ficar em um ponto específico e no final responder sempre a mesma pergunta: “Você está arrependido?”. Em tal situação, acredito que qualquer um iria demonstrar o mínimo de arrependimento, afinal querem salvar a criança, mas após o primeiro segredo o filme começa a ficar cansativo.

Um ponto positivo é a forma como o longa foi filmado, o posicionamento das câmeras, temos a impressão que estamos ali em meio àquela reunião acalorada. E com o passar do minutos começamos a nos questionar quem foi o infeliz e o que ele fez para desencadear tamanho rancor.

Com ritmo muito particular e com um final interessante “O Enigma da Rosa” é mais um desses filmes que nos motivam a continuar mais pela curiosidade do que pela aprovação da obra.

por Carla Mendes – especial para A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

“Hotel Transilvânia: Transformonstrão” ganha teaser e data de estreia do trailer oficial “Hotel Transilvânia: Transformonstrão” ganha teaser e data de estreia do trailer oficial
McLanche Feliz traz pelúcias da TY Glow in the Dark como novidade McLanche Feliz traz pelúcias da TY Glow in the Dark como novidade
Star+: Novo serviço de streaming chega ao Brasil em 31 de agosto Star+: Novo serviço de streaming chega ao Brasil em 31 de agosto
HBO anuncia a estreia da produção original mexicana “A Garota da Limpeza” HBO anuncia a estreia da produção original mexicana “A Garota da Limpeza”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.