Crítica: “O Lobisomem”

120210 Lobisomem PosterQuando um filme faz sucesso e atinge o patamar de “clássico”, é muito perigoso fazer qualquer coisa que possa manchar sua trajetória.

Imaginar algo novo na fascinante estória do homem que vira lobo em noites de lua cheia, me preocupou até o momento em que os créditos iniciais de “O Lobisomem” (The Wolfman) encheram a tela com sua cor rubra em alto contraste com o cenário sisudo que mostra uma belíssima Inglaterra Vitoriana.

Ao fazer uso da silueta da criatura e mostrar apenas parte da destruição causada por ela, o diretor Joe Johnston (Jurassic Park III) impressiona o público de maneira surpreendente para os padrões de “sustos” atuais.

Se o que funcionava em 1941 (data do filme original) já não espanta hoje em dia, certas coisas continuam tão primitivas e agressivas, que ainda são difíceis de se digerir – como a facilidade com que o personagem decapita suas vítimas ou destrói suas entranhas.

Esqueça a “barriga tanquinho” dos lobisomens modernos. Lawrence Talbot (Benicio del Toro, perfeito para o papel) aparece em trajes de cavalheiro da época, o que contrasta de maneira brutal com os ágeis movimentos que o fazem correr como um lobo sem perder o porte nobre que lhe é peculiar em sua forma humana.

Os efeitos especiais são eficientes e a dolorida transformação torna-se crível aos olhos dos espectadores.

Destaque para a participação de Anthony Hopkins, que faz de Sir John Talbot, uma figura decadente, cuja insanidade salta aos olhos. Já Emily Blunt, transforma a “mocinha” da trama, Gwen Conliffe, em alguém forte o suficiente para tomar decisões irrevogáveis.

Danny Elfman, mais uma vez é responsável por uma trilha sonora impecável, que cria a aura de suspense necessária a esse tipo de produção.

Felizmente, não há surpresas ou novas invenções para solucionar velhos dilemas. O lobisomem ainda é a mesma assustadora e mortal criatura que faz sucesso há tantas décadas.

Imperdível.

por Angela Debellis

[nggallery id=20]

Filed in: Cinema

You might like:

Confira os novos pôsteres de “Zack Snyder’s Justice League” Confira os novos pôsteres de “Zack Snyder’s Justice League”
Pato B.Duck invade o PUBG Mobile em nova parceria Pato B.Duck invade o PUBG Mobile em nova parceria
Discovery Kids estreia um filme por semana em março Discovery Kids estreia um filme por semana em março
“Cidade Invisível” tem confirmação de sua segunda temporada “Cidade Invisível” tem confirmação de sua segunda temporada
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.