Crítica: “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos”

Com “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos” (The Nutcracker and the Four Realms), a Disney se antecipa com uma produção de clima natalino, claramente destinada aos mais jovens. Com uma parte visual impressionante, o filme deixa um pouco a desejar no quesito trama.

O longa, razoavelmente curto, mostra a saga de Clara (Mackenzie Foy) para encontrar a chave do objeto em forma de ovo que herdou de sua mãe. Durante uma festa de Natal na mansão de seu padrinho Drosselmeyer (Morgan Freeman) – o criador do tal artefato -, Clara descobre o universo dos Quatro Reinos, em que sua mãe era Rainha. Lá a jovem entra em uma clássica jornada do herói em que a chave que busca também é crucial pra salvar os reinos.

Com figurinos belíssimos e a deslumbrante fotografia produzida por Linus Sandgrem pode-se dizer que tecnicamente o filme é impecável. No entanto o roteiro e a direção não fazem jus ao texto original de E. T. A Hoffman e ao balé de Tchaikovsky. Apesar de temas interessantes como autoconhecimento, benevolência e luto, o longa os apresenta de forma batida sem tempo suficiente pra desenvolver os personagens de forma merecida.

Mesmo as personagens Fada Plum (Keira Knightley) e Mother Ginger (Helen Mirren), vistas com grande destaque nos materiais de divulgação antes da estreia nos cinemas, não são devidamente aproveitadas. Ainda assim, a produção mostra-se capaz de arrancar sorrisos com as participações do Rei Rato e do Capitão Phillip (Jayden Fowora-Knight), o Quebra-Nozes do título.

Apesar de deixar a desejar em alguns quesitos, a trilha sonora de James Newton Howard não é um deles e surge de maneira eficiente quando utilizada. Embora não traga de fato nenhuma inovação, “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos” pode ser uma boa pedida pra quem já quer entrar no clima das festas de final de ano assistindo a um título de teor natalino visualmente Fascinante. Vale ainda destacar outro ponto positivo, que são os bailarinos vistos durante os créditos finais, a maior referência ao clássico balé de Tchaikovsky.

por Isabella Mendes – especial para A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Disney+: Nova série “Turner & Hooch” ganha trailer e pôster Disney+: Nova série “Turner & Hooch” ganha trailer e pôster
Fx Brasil: O Mundo dos Games invade a Sessão Duplex do canal Fx Brasil: O Mundo dos Games invade a Sessão Duplex do canal
Confira novos pôster e trailer de “A Lenda de Candyman” Confira novos pôster e trailer de “A Lenda de Candyman”
‘Transformers: O Despertar das Feras’: título oficial e início das filmagens são anunciados ‘Transformers: O Despertar das Feras’: título oficial e início das filmagens são anunciados
© 7342 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.