Crítica: “Presente de Natal”

Independente de suas crenças próprias, parece viável afirmar que, seja por convenções sociais ou particulares, a época de Natal parece exercer certa magia sobre a maioria das pessoas.

Tal simbologia é tema das mais diversas produções cinematográficas / televisivas, sendo as mais tradicionais as que enveredam para os gêneros musical, animação, comédia e drama, havendo títulos consagrados há décadas que continuam no imaginário dos espectadores com a mesma força.

Lançado pela A2 Filmes diretamente em plataformas de streaming, “Presente de Natal” (The Gift of Christmas) tem um roteiro tão simples quanto eficiente. A trama se passa parte em Los Angeles – mas em sua maioria, os acontecimentos se dão em Kentucky – e mostra o cotidiano de pessoas comuns, que de alguma forma estão conectadas – seja por laços familiares, de amizade, por convicções religiosas ou por aquelas chamadas obras do destino que tanto influenciam em momentos cruciais de nossas existências.

São várias situações simultâneas em tela: o Coral de Natal que perdeu sua solista às vésperas da apresentação; a visita de parentes que, embora próximos, não se esforçam muito para serem agradáveis quando estão presentes; o luto que carrega consigo a culpa e a solidão; a desilusão profissional que acarreta derrotas pessoais; decisões emocionais que impactam na carreira que se deseja seguir.

Fragmentos de histórias que juntas entregam um enredo que deve emocionar os que ainda mantêm a capacidade de enxergar a importância de fatos que podem passar despercebidos por outros que, devido a  experiências pessoais, tenham mais dificuldades em aceitá-los.

Embora o drama familiar dirigido por Tom Whitus (que também é roteirista ao lado de John B. VanMeter) não seja um musical, cabe dizer que a trilha sonora tem um papel importante na produção, com faixas cujas letras de teor religioso ajudam a compor o quadro geral.

Assim como é clara e louvável a intenção de se mostrar de maneira quase didática a relevância de se refletir sobre nossas conquistas, perdas e sobre como devemos agir em relação àqueles que nos cercam.

“Presente de Natal”, que está disponível no NOW, Looke, Vivo Play, Apple TV, Google Play, Microsoft Movies e TV e Sky Play, é uma boa pedida para conferir nessa época – em especial neste ano em que, mais do que nunca, a empatia e o amor se fazem urgentes e necessários.

por Angela Debellis

*Título assistido via streaming, a convite da A2 Filmes.

 

Filed in: BD, DVD, Digital

You might like:

Adaptações de sucesso: Filmes baseados em grandes livros têm desconto no TVOD Adaptações de sucesso: Filmes baseados em grandes livros têm desconto no TVOD
“Mulher Maravilha 1984” antecipa estreia no streaming e chega em janeiro no NOW “Mulher Maravilha 1984” antecipa estreia no streaming e chega em janeiro no NOW
American Film Institute divulga sua lista de melhores filmes e séries de 2020 American Film Institute divulga sua lista de melhores filmes e séries de 2020
Ursos Teddy invadem pontos turísticos de São Paulo em comemoração aos 467 anos da capital Ursos Teddy invadem pontos turísticos de São Paulo em comemoração aos 467 anos da capital
© 2021 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.