Crítica: “Receita Secreta”

Alguns elementos como a amizade, quando se mantêm ativos, seguem com sua importância intacta, independente da época que se passe em nossas vidas. Assim, é fácil entender a motivação das protagonistas de “Receita Secreta” (Nana’s Secret Receipt).

O longa dirigido por Mehul Shah – que também escreve o roteiro ao lado de Yolanda Avery – nos apresenta um quarteto de amigas de longa data, formado por Millie (Linda Bradshaw), Yvonne (Trish Powell), Brenda (Cinda Donovan) e Suzanne (Charlotte White). Junto a elas, está Abby (Nancy L. Gray), filha da que seria a outra integrante – já falecida – desse grupo de senhoras.

A narrativa tem início com as protagonistas sendo enganadas por Floyd Wethers (Lanny Rethaber), um estelionatário inescrupuloso que as deixa praticamente falidas, após roubar todas suas economias, com a desculpa de que faria seus ganhos dobrarem em tempo recorde.

Para piorar, não bastasse o revés da idade mais avançada – o que acaba as privando de muitas oportunidades de ter novos ganhos financeiros imediatos – há a descoberta de que uma das amigas está com câncer e que usaria seu dinheiro para buscar uma nova forma de tratamento no México.

Mas, ainda que essa introdução pareça desoladora, o filme consegue se sustentar sob o viés cômico a partir do momento em que, graças às economias de Abby – que não caiu no tal golpe – as personagens conseguem abrir uma pequena confeitaria, na qual oferecem produtos feitos por elas mesmas, seguindo receitas tradicionais de família. Quer dizer, mais ou menos isso…

Quando Suzanne conta que o uso terapêutico de maconha está sendo benéfico para minimizar as dores que sente devido à doença, surge a ideia de se acrescentar a erva como um ingrediente secreto em biscoitos que começam a ser comercializados, principalmente para pacientes que realizam sessões de quimioterapia.

Tal ação “inovadora” impulsiona as vendas dos produtos tratados como “biscoitos com fibras” e contribui para angariar fundos mais rapidamente, a fim de que Suzanne possa, enfim, fazer a viagem em busca do tal tratamento médico almejado antes do golpe.

Obviamente, as coisas não são feitas tão às claras – mesmo porque o filho de uma das personagens é policial e está envolvido da busca de traficantes que atuam na área – o que acaba as colocando em risco quando Betty (Michelle Sherrrill), uma frequentadora da igreja local, começa a chantageá-las, visando parte dos lucros.

Ao redor dessa trama principal, giram outras histórias específicas de cada protagonista: a viúva que não consegue desapegar dos bens materiais que pertenciam a seu marido; a esposa traída que ainda nutre sentimentos pelo ex; a que vê seu relacionamento estremecer com a aposentadoria do marido que se torna depressivo; a mãe que não fala há anos com a filha única; a que tem dificuldades em aceitar a própria orientação sexual.

É graças a esses relatos que “Receita Secreta” ganha a simpatia do público, porque são coisas que poderiam acontecer com qualquer um, situações que colocam o que é apresentado na tela em um patamar plausível, o que também torna a torcida pelas personagens algo muito natural.

A comédia da A2 Filmes está disponível nas plataformas digitais NOW, Looke, Microsoft, Vivo Play, Google Play e Apple TV.

por Angela Debellis

*Título assistido via streaming, a convite da A2 Filmes.

Filed in: BD, DVD, Digital

You might like:

“Amor, Sublime Amor” ganha vídeo com conteúdo especial “Amor, Sublime Amor” ganha vídeo com conteúdo especial
“G.I. Joe Origens: Snake Eyes” tem novo featurette divulgado: “Filmando no Japão” “G.I. Joe Origens: Snake Eyes” tem novo featurette divulgado: “Filmando no Japão”
Netflix divulga trailer oficial de La Casa de Papel Parte 5: volume 1 Netflix divulga trailer oficial de La Casa de Papel Parte 5: volume 1
Nickelodeon divulga categorias e indicados da 22ª edição do Meus Prêmios Nick Nickelodeon divulga categorias e indicados da 22ª edição do Meus Prêmios Nick
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.