Crítica: Retrato do Amor”

Filmes de romance normalmente não trazem consigo temas muito diferentes, porém, são muitos o que nos cativam, e que nos fazem mergulhar numa história apaixonante. Este longa, no entanto, fica bem abaixo das expectativas.

“Retrato do Amor”(Photograph), dirigido por Ritesh Batra, conta a história de Rafi (Nawazuddin Siddiqui), um fotógrafo indiano que é pressionado por sua família a escolher uma pretendente e casar-se o mais rápido possível.

Ao tirar a fotografia de uma estudante chamada Miloni (Sanya Malhotra), e logo em seguida perdê-la de vista no meio da multidão em um ponto turístico, Rafi decide escrever uma carta para sua avó, e lhe contar que encontrou a pessoa ideal, o que ele não esperava era que sua matriarca iria à cidade para conhecê-la. O fotógrafo então precisa convencer a garota a se passar por sua noiva durante um período (o que ela aceita, após inicialmente relutar) e a partir daí os sentimentos se misturam.

A proposta do enredo utilizada no longa já foi tema de muitas produções de sucesso, mas ela foi muito mal-empregada desta vez. Particularmente, me incomodei com diversos quesitos, como por exemplo, o desenvolvimento dos personagens: nota-se que os atores principais não esboçam reação ou sentimento algum nas cenas produzidas; a personagem Miloni não tem atitude, é facilmente convencida a fazer tudo, e o único diálogo que produz é quando está respondendo uma pergunta.

O decorrer da narrativa também não foi bem desenvolvido, as cenas são bem paradas, e as conversas do restante dos personagens giram em torno apenas de dois assuntos: exigências e casamento. O final não é nada surpreendente, ao contrário: apesar de deixar claro que o fotógrafo e a estudante estão apaixonados, o desfecho acaba sendo um pouco dedutivo.

Acredito que a história poderia ter sido elaborada de outra maneira, com textos mais animados, personagens que parecessem envolvidos com a situação. Isso faria uma diferença enorme em todo o contexto da obra, deixando-a mais atrativa aos espectadores.

por Victória Profirio – especial para A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Editora Skull lança “Até que a Morte nos ampare” Editora Skull lança “Até que a Morte nos ampare”
Museu da Imagem e do Som promove maratona de filmes de terror Museu da Imagem e do Som promove maratona de filmes de terror
Robert Downey Jr. é destaque em vídeo de teste de elenco de “Dolittle” Robert Downey Jr. é destaque em vídeo de teste de elenco de “Dolittle”
Elton John está em êxtase com ‘Rocketman’ no Globo de Ouro Elton John está em êxtase com ‘Rocketman’ no Globo de Ouro
© 2019 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.