Crítica: “Segredos nas Montanhas”

Qual a melhor maneira de superar um rompimento? Em “Segredos nas Montanhas” (Magic Mountains), Lex (Thomas Ryckewaert), um escritor famoso convida sua ex-esposa para uma última viagem juntos às montanhas, ele a convence que dessa forma ele irá se despedir e esquecê-la em definitivo.

O suspense dirigido e roteirizado por Urszula Antoniak é marcado pela sensação de inquietação de Hannah (Hannah Hoekstra), que é persuadida pelo ex a fazer essa viagem. Contudo, é a partir do segundo ato que seu desconforto fica sufocante e ela consegue expressar o medo com palavras.

Lex parece ter tudo muito bem orquestrado, desde o convite que faz a Hannah ao local isolado em uma reserva ecológica. Inicialmente eles contam com os serviços de Voytek (Marcin Dorocinski), que além de habitar a região também é um guia experiente.

Durante o desenvolvimento do thriller, percebemos que Lex não quer apenas esquecer Hannah. Notamos sua dor, claramente o escritor tem um luto insuperável relacionado ao término.

Entretanto, é perceptível a variedade de seus sentimentos que variam entre nostalgia, ciúme, afeto, devoção e, em alguns instantes, uma faísca de raiva.

A produção polonesa que se passa em meio à natureza, em montanhosas deslumbrantes, um local rochoso que só pode ser explorado por montanhistas experientes.

Para Lex, há um elo entre Hannah e a personagem principal de suas histórias, e, com o fim da relação entre o casal, há também a necessidade de pôr um fim em sua personagem favorita – isso também é mais um ponto de preocupação e temor para Hannah.

Talvez o ponto mais interessante seja o desenvolvimento do roteiro com base em emoções, alternando a visão dos dois protagonistas. O filme também possui apenas três personagens e nas cenas em que estão juntos há um tensão crescente.

A produção foca muito no subjetivo, fica a critério do espectador perceber determinada emoção ou qual a verdadeira intenção de Lex. O desejo de apagar a ex-esposa de sua história é apenas metafórico ou real? Os temores de Hannah são verdadeiros ou frutos de sua imaginação?

“Segredo nas Montanhas” é um filme coerente dentro do que propõe, sem grandes momentos de clímax, linear. O longa está disponível na plataforma “Cinema Virtual”. Confira!

por Carla Mendes – especial para A Toupeira

*Título assistido via streaming, a convite da Elite Filmes.

Filed in: BD, DVD, Digital

You might like:

Adaptações de sucesso: Filmes baseados em grandes livros têm desconto no TVOD Adaptações de sucesso: Filmes baseados em grandes livros têm desconto no TVOD
“Mulher Maravilha 1984” antecipa estreia no streaming e chega em janeiro no NOW “Mulher Maravilha 1984” antecipa estreia no streaming e chega em janeiro no NOW
American Film Institute divulga sua lista de melhores filmes e séries de 2020 American Film Institute divulga sua lista de melhores filmes e séries de 2020
Ursos Teddy invadem pontos turísticos de São Paulo em comemoração aos 467 anos da capital Ursos Teddy invadem pontos turísticos de São Paulo em comemoração aos 467 anos da capital
© 2021 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.