Crítica (Teatro): “Aqui Jaz Henry”

O que acontece quando morremos? A dor é real ou simplesmente uma invenção criada pelo homem? É preferível a verdade ou a felicidade? Essas e outras perguntas atormentam a vida do ser humano há tempos, e são respondidas pelo protagonista da peça Aqui Jaz Henry.

Uma obra do canadense Daniel MacIvor, e direção artística de Kika Freire, o monólogo retrata de forma simples e inteligente sobre o conceito de verdade, mentiras, dores e amores nas relações, da morte e da sexualidade.

Com interpretação do brasileiro Renato Wiermer, Aqui Jaz Henry é a adaptação brasileira de Here Lies Henry, e coloca o personagem sozinho de frente com a plateia. No decorrer da apresentação, suas falas assumem sentidos diferentes, capazes de confundir a cabeça do público.

Crédito: Divulgação

Henry explora questões como a morte, o tempo e cita a afirmação do filósofo Friedrich Nietzsche de que a mentira é necessária para a vida. Uma peça com características narrativas repletas de metalinguagem, a dúvida e a incerteza permanecem do início ao fim, e resta saber se o protagonista fala de fato a verdade, ou simplesmente brinca em um jogo de mentiras.

A dramaturgia não se enquadra como uma das mais fáceis de serem interpretadas, porém o cuidado com o figurino e elementos estéticos nos ajuda a mergulhar no mundo conflituoso do personagem.

A plateia, por sua vez, tem o exercício de questionar-se o tempo inteiro: Teatro ou vida real? Especulação ou realidade?

Afinal, será mesmo que existe uma verdade nisso tudo? Ou simplesmente um ponto de vista sobre os diferentes aspectos da vida humana? Até mesmo uma cena da morte faz parte do conteúdo da obra.

Serviço:

Aqui Jaz Henry

Temporada: De 09 de junho a 29 de julho. Sábado às 21h e domingo às 19h

Teatro Eva Hertz – Conjunto Nacional

Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo/SP

Duração: 65 minutos

Faixa Etária: 16 anos

Ingressos: R$ 60,00

www.teatroevahertz.com.br

por Carla Faya – especial para A Toupeira

Filed in: Teatro

You might like:

AMPARA Animal faz projeções de animais para adoção em prédio no centro de São Paulo AMPARA Animal faz projeções de animais para adoção em prédio no centro de São Paulo
Ainda dá para conhecer o espaço “Maluquinho por Robótica” no Shopping Campo Limpo Ainda dá para conhecer o espaço “Maluquinho por Robótica” no Shopping Campo Limpo
“Matrix Resurrections” ganha data para chegar à HBO Max “Matrix Resurrections” ganha data para chegar à HBO Max
Gloob apresenta a quinta edição do “Rolê Gloob” Gloob apresenta a quinta edição do “Rolê Gloob”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.