Crítica: Um Brinde ao Sucesso”

Inveja é um sentimento que pode ser avassalador e destrutivo. Pode aparecer em amizades mais longas, familiares ou até em desconhecidos. O tema é tão abrangente que explorá-lo no cinema é uma tarefa de certa maneira difícil, mas que pode ser criativa quando realizada em trabalhos bem feitos. E “Um Brinde ao Sucesso” (Le Bonheur Des Uns), do diretor Daniel Cohen, trabalha justamente o assunto de forma nada sutil.

O filme conta a história de dois casais de amigos que têm a amizade abalada quando Léa, interpretada por Bérénice Bejo obtém sucesso extraordinário ao sair da sua pacata vida de vendedora de loja de roupas para uma das maiores escritoras de romance da França.

Esta súbita e inevitável ascensão ao sucesso desperta a inveja de seu marido Marc (Vincent Cassel) e seus amigos Karine (Florence Foresti) e Francis (François Damiens).

A narrativa da produção francesa é demasiadamente sutil ao longo do desenvolvimento das personagens. O roteiro de Cohen, em conjunto de Olivier Dazat, traz não apenas uma suave trajetória de Léa, mas também o ponto de vista dinâmico dos demais personagens. Parece um resumo de uma série, com um desenvolvimento longo, mas ao mesmo tempo bem objetivado.

As atuações são outro ponto positivo do longa. A construção de Léa como uma personagem passiva, cheia de inseguranças e indecisões que ofuscam sua maneira de ser – como desprender-se de pessoas que não lhe fazem bem – é otimamente retratada pelas caras e bocas que Bérénice Bejo realiza.

Vincent Cassel, já conhecido por grandes papéis no cinema e televisão, consolida mais uma vez sua versatilidade e, aqui, mostra-se capaz de reproduzir visualmente uma pessoa desprezível e possessiva. Todos em tela são capazes de expressar sentimentos a ponto de ultrapassar isto ao espectador.

“Um Brinde ao Sucesso” – que está disponível nas versões dublada e legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play – é uma comédia de peso. Não tão ambiciosa, mas capaz de gerar um bom entretenimento. Explora o tema de uma maneira cômica e inteligente, sem parecer surreal demais.

É certamente uma ótima opção para um final de semana ou para uma lista sofisticada de títulos franceses.

por Artur Francisco – especial para A Toupeira

*Título assistido em Cabine de Imprensa Virtual promovida pela Synapse Distribution.

Filed in: BD, DVD, Digital

You might like:

Luccas Neto deixa fãs em clima de aventura e fantasia em novo filme “A Gincana na Netoland” Luccas Neto deixa fãs em clima de aventura e fantasia em novo filme “A Gincana na Netoland”
Direto da Toca: Fomos ao lançamento do grupo B&G Direto da Toca: Fomos ao lançamento do grupo B&G
Amazon celebra os assinantes Amazon Prime com prévia de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” Amazon celebra os assinantes Amazon Prime com prévia de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”
Espetáculo Teatral Circense “Chaves – Uma Aventura no Circo” chega a São Paulo Espetáculo Teatral Circense “Chaves – Uma Aventura no Circo” chega a São Paulo
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.