Crítica: “Umbrella”

Muito tem se falado sobre a importante questão da empatia, que inclui a capacidade de ser colocar na posição de seu próximo, para que haja uma real compreensão emocional. O caminho para que isso seja visto com naturalidade – como deveria ser em todos os âmbitos da sociedade – infelizmente ainda parece tortuoso para muitas pessoas, mas é sempre válido trazer o assunto à tona, das mais diferentes formas.

Primeira produção brasileira a ser qualificada para a seleção dos indicados ao Oscar de Curta-Metragem de Animação, a cativante narrativa de “Umbrella” consegue, em seus pouco mais de oito minutos de duração e com o uso apenas da trilha sonora composta por Gabriel Dib (não há nenhum diálogo entre os personagens), emocionar e fazer refletir com grande eficiência.

Com direção e roteiro de Helena Hilário e Mário Pece, o curta – inspirado em eventos reais – gira em torno do pequeno Joseph, residente em um orfanato, após uma sucessão de fatos que acabam fazendo com que esse seja o seu destino.

A trama se desenvolve em um dia muito chuvoso, quando, acompanhada de sua mãe, uma garotinha vai até o local em que o protagonista vive, para doar brinquedos às crianças. Mas, não são os itens infantis coloridos e divertidos que chamam a atenção de Joseph, e sim, o guarda-chuva amarelo que a dupla usa ao chegar.

A razão para tal encantamento com o objeto é o que faz com que “Umbrella” seja tão tocante. Acredite que assistir à animação sem saber muito a respeito de sua trama pode torná-la ainda mais interessante. Sem que isso seja um spoiler, vale dizer que o tema “família” é explorado de maneira sublime e deve enternecer os corações dos espectadores.

Quem quiser conferir a história de Joseph, poderá assistir ao curta gratuitamente, de 07 a 21 de janeiro, no Canal do Estúdio Stratostorm do Youtube.

por Angela Debellis

*Titulo assistido via streaming, a convite da Stratostorm.

Filed in: Cinema

You might like:

Especial Planeta dos Macacos: Star Life exibe maratona da clássica série de filmes Especial Planeta dos Macacos: Star Life exibe maratona da clássica série de filmes
Shopping Estação presenteia crianças com kits juninos para se divertirem em casa Shopping Estação presenteia crianças com kits juninos para se divertirem em casa
Disney+: “A Misteriosa Sociedade Benedict” ganha novos pôsteres Disney+: “A Misteriosa Sociedade Benedict” ganha novos pôsteres
Assista ao trailer oficial de ‘G.I. Joe Origens: Snake Eyes’ Assista ao trailer oficial de ‘G.I. Joe Origens: Snake Eyes’
© 8774 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.