Crítica: “Wasp Network”

Uma adaptação do livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria” do jornalista e escritor brasileiro Fernando Morais. No elenco nomes de peso: Wagner Moura, Edgar Ramírez, Leonardo Sbaraglia, Penélope Cruz, Ana de Armas e Gael Garcia Bernal. As filmagens em Cuba. Tudo isso sob a direção do aclamado Olivier Assayas. Impossível não criar grandes expectativas quanto ao longa “Wasp Network”.

A narrativa é sobre um grupo de espiões cubanos que se infiltraram em movimentos formados por cubanos desertores na Florida, nos anos 1990, que tinham o objetivo de desestruturar o governo de Fidel Castro.

Apesar de ser sobre espiões, a maior parte da trama é baseada nos dramas pessoais e familiares, uma especialidade de Assayas. Contudo, o longa tem uma série de problemas, talvez, causados pela edição. São muitas histórias, muitos personagens e temos a impressão que não há a construção adequada de cada pessoa retratada.

A linha do tempo também pode deixar um pouco confuso quem não está em total imersão no drama: alguns trechos são demasiados longos e explicativos, enquanto em outros o tempo passa tão rápido que é incômodo: a personagem descobre a gravidez e na cena seguinte já está com um bebê de quase um ano nos braços.

Um ponto positivo é o suspense inicial: é realmente intrigante não entender o que leva um marido e pai dedicado a fugir sozinho de seu país, desertar. Inclusive Rene (Edgar Ramírez) e Olga (Penélope Cruz) são os personagens mais desenvolvidos e que nitidamente vemos o crescimento no decorrer da obra.

A produção conseguiu autorização para gravar em Cuba e isso rendeu imagens belíssimas.  A caracterização dos personagens também foi bem fiel aos anos retratados.

Com uma boa história, atores excelentes e um diretor espetacular, o longa, ainda assim, deixa a desejar. Há algo que não se conecta em 123 minutos de duração. Talvez seja uma daquelas produções que temos que ver mais de uma vez, não para aprender a gostar, mas para entender todas as suas camadas.

por Carla Mendes – especial para A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Starzplay divulga trailer e pôster da segunda temporada de “Hightown” Starzplay divulga trailer e pôster da segunda temporada de “Hightown”
Saiba o que esperar de conteúdo no “Disney+ Day” Saiba o que esperar de conteúdo no “Disney+ Day”
“Turma da Mônica – Lições” revela nova personagem “Turma da Mônica – Lições” revela nova personagem
Atração inédita e divertida: “L.O.L. Surprise!” Experience estreia em São Paulo Atração inédita e divertida: “L.O.L. Surprise!” Experience estreia em São Paulo
© 8119 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.