Direto da Toca: Assistimos ao “Concerto para Pixinguinha” da cantora Vânia Bastos

Na noite de ontem, 07 de agosto, tive a oportunidade de prestigiar o projeto “Concerto para Pixinguinha”. Originalmente uma homenagem aos 40 anos da morte do compositor Pixinguinha em 2013, entra em seu quinto ano de turnê.

A formidável Vânia Bastos é acompanhada pelos arranjos e contrabaixo de Marcos Paiva, Jonatas Sansão na bateria, Nelton Essi no vibrafone e César Roversi nos sopros. Todos ótimos músicos, e mostram porque o projeto dura mais do que o esperado, em seu retorno a São Paulo.

O show divide-se em duas partes: uma introdução instrumental, e então as músicas com Vânia Bastos e o quarteto. A primeira parte mostra muito do talento do arranjador, trazendo a música para um lado mais jazzístico, que faz muito sentido devido à formação do quarteto instrumental, bem diferente daquela para a qual Pixinguinha compôs. Essa adaptação não subtrai do valor da obra, mas ao contrário, ressalta outras facetas que num arranjo mais conservador passariam com menos relevância.

Na segunda parte, o “ponto alto” do show, Vânia Bastos assume o centro do palco, e mostra seu talento como cantora, e como anfitriã do show, com suas falas que divertem e animam o público. Apesar dos arranjos pensados apenas na voz dela, segundo Paiva, favorecerem sua performance, as habilidades da cantora os assumem e os tornam algo fenomenal.

Além de que seu entrosamento com o quarteto propicia uma química especial, transformando em um verdadeiro show o espetáculo que presenciei, e que vem mantendo o projeto na estrada há cinco anos, e que já resultou em um disco gravado.

Pixinguinha foi um dos maiores compositores populares brasileiros, e sua importância e relevância se mantêm até hoje. E “Concerto para Pixinguinha” é uma amostra disto. Fazendo jus à sua importante e bela obra, o quarteto e Vânia Bastos trazem as músicas de uma maneira marcante e bonita, que ressaltam o melhor do compositor.

Crédito das fotos: Ícaro Marques.

por Ícaro Marques – especial para A Toupeira

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

“Surra de Sansão”: Turma da Mônica terá especial na Cinemark “Surra de Sansão”: Turma da Mônica terá especial na Cinemark
Wifi Ralph: Confira o primeiro teaser do clipe “Zero”, do Imagine Dragons Wifi Ralph: Confira o primeiro teaser do clipe “Zero”, do Imagine Dragons
‘Parque do Inferno’ ganha segundo trailer recheado de mistério e brutalidade ‘Parque do Inferno’ ganha segundo trailer recheado de mistério e brutalidade
Halloween tem noite de terror no Escape Hotel Halloween tem noite de terror no Escape Hotel
© 2018 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.