Direto da Toca: Assistimos ao “Concerto para Pixinguinha” da cantora Vânia Bastos

Na noite de ontem, 07 de agosto, tive a oportunidade de prestigiar o projeto “Concerto para Pixinguinha”. Originalmente uma homenagem aos 40 anos da morte do compositor Pixinguinha em 2013, entra em seu quinto ano de turnê.

A formidável Vânia Bastos é acompanhada pelos arranjos e contrabaixo de Marcos Paiva, Jonatas Sansão na bateria, Nelton Essi no vibrafone e César Roversi nos sopros. Todos ótimos músicos, e mostram porque o projeto dura mais do que o esperado, em seu retorno a São Paulo.

O show divide-se em duas partes: uma introdução instrumental, e então as músicas com Vânia Bastos e o quarteto. A primeira parte mostra muito do talento do arranjador, trazendo a música para um lado mais jazzístico, que faz muito sentido devido à formação do quarteto instrumental, bem diferente daquela para a qual Pixinguinha compôs. Essa adaptação não subtrai do valor da obra, mas ao contrário, ressalta outras facetas que num arranjo mais conservador passariam com menos relevância.

Na segunda parte, o “ponto alto” do show, Vânia Bastos assume o centro do palco, e mostra seu talento como cantora, e como anfitriã do show, com suas falas que divertem e animam o público. Apesar dos arranjos pensados apenas na voz dela, segundo Paiva, favorecerem sua performance, as habilidades da cantora os assumem e os tornam algo fenomenal.

Além de que seu entrosamento com o quarteto propicia uma química especial, transformando em um verdadeiro show o espetáculo que presenciei, e que vem mantendo o projeto na estrada há cinco anos, e que já resultou em um disco gravado.

Pixinguinha foi um dos maiores compositores populares brasileiros, e sua importância e relevância se mantêm até hoje. E “Concerto para Pixinguinha” é uma amostra disto. Fazendo jus à sua importante e bela obra, o quarteto e Vânia Bastos trazem as músicas de uma maneira marcante e bonita, que ressaltam o melhor do compositor.

Crédito das fotos: Ícaro Marques.

por Ícaro Marques – especial para A Toupeira

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Cartunista de “Um Sábado Qualquer” lança HQ espírita Cartunista de “Um Sábado Qualquer” lança HQ espírita
Concurso de cosplays volta para sua segunda edição no Geek City Concurso de cosplays volta para sua segunda edição no Geek City
Ballet de Santiago inicia turnê paulista de “Romeu e Julieta” Ballet de Santiago inicia turnê paulista de “Romeu e Julieta”
T-Rex Park promove piquenique para incentivar convívio entre pais e filhos T-Rex Park promove piquenique para incentivar convívio entre pais e filhos
© 2053 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.