Direto da Toca: Chega ao fim a edição 2019 do Anime Friends

Mais um Anime Friends chega ao fim. Em sua 16ª edição, o evento continua sendo um dos maiores do ramo, senão o maior.

O evento repetiu vários dos êxitos do ano passado, trazendo várias atrações de peso, como a rapper japonesa NADA, as cantoras Mika Kobayashi e Yumi Matsuzawa, e os grupos FAKY, Snowkel e Deadlift Lolita – tudo isso só na área da música. Os shows tiveram grande recepção, (mesmo Snowkel, em sua quarta visita ao Brasil) e agitaram muito o público. Na área da atuação, a estrela dos doramas Ayaka Komatsu veio pela primeira vez ao Brasil, além dos atores Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto que já fizeram sucesso em edições anteriores do Anime Friends.

Os estandes estavam bastante diversificados, contando com várias lojas de miniaturas, colecionáveis, e – os mais procurados – quadrinhos tanto orientais quanto ocidentais. Houve um crescimento de espaços dedicados exclusivamente a videogames, particularmente de VR. Havia dois estandes da Sony – dedicados ao Playstation – e mais pelo menos outros dois trazidos pela empresa de energéticos Fontt – um da Kodansah VR Labs e outro da Bandai Namco.

Ainda na área de expositores e estandes, o evento não só manteve a tradição de criar um espaço para os artistas independentes – o Artist’s Alley –, como o duplicou em relação ao ano passado. É uma iniciativa importante, quando materiais nacionais ainda se mantêm ignorados pelas grandes publicadoras e distribuidoras.

E para quem curte cardgames e boardgames, havia pelo menos dois expositores dedicados a vendas deste tipo de jogo. Como era de se esperar, havia uma grande quantidade de fãs de Yu-Gi-Oh jogando, comprando e trocando suas cartinhas. Porém um destaque vai para o pai dos cardgames modernos, Magic The Gathering: não só havia estandes dedicados à venda das cartas, como um simpático espaço dedicado somente ao jogo, com um belo fundo para fotos da personagem Mu Yangling.

Vale destacar que foi oferecido um lote gratuito de 20 mil ingressos para o primeiro dia de atividades, além de contar com primeiros lotes de venda com valores relativamente acessíveis (porém, que logo esgotaram). O preço é compreensível levando-se em consideração o espaço do Anhembi (o aluguel deste não é barato) e que o evento não tem um público tão diverso quanto a Bienal do livro, por exemplo, para que consigam englobar mais público e assim diminuir o custo dos ingressos. Mas, ainda assim, isso pode ser um fator alienante para muitos dos interessados em conferir as atrações.

O Anime Friends é um evento seminal e muito divertido, com atrações que marcam boa presença. Vale a pena para os fãs de animes, mangás, e cultura geek. Extremamente recomendado para aqueles que se atraem por esse tipo de material, e têm condições de participar – seja através da visitação simples ao evento ou com a intenção de ampliar suas compras de itens relacionados a este mundo.

  

  

Crédito das fotos: Ícaro Marques.

por Ícaro Marques – especial para A Toupeira

Filed in: Saia da Toca

You might like:

“Zack Snyder’s Justice League”: Confira o pôster individual e o teaser de Aquaman “Zack Snyder’s Justice League”: Confira o pôster individual e o teaser de Aquaman
Star Hits 2 exibe Maratonas da sexta temporada da série “Vikings” Star Hits 2 exibe Maratonas da sexta temporada da série “Vikings”
Nickelodeon anuncia novo spin-off de Bob Esponja, “The Patrick Star Show” Nickelodeon anuncia novo spin-off de Bob Esponja, “The Patrick Star Show”
“Coronel Mostarda Reload” é opção on line para quem está com saudades de peças de teatro “Coronel Mostarda Reload” é opção on line para quem está com saudades de peças de teatro
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.