Direto da Toca: Coletiva de “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas” com Luc Besson e Dane DeHaan

Aconteceu na tarde de hoje, 03 de agosto, na capital paulista, a Coletiva de Imprensa de “Valerian e a Cidades dos Mil Planetas”. O diretor Luc Besson e o protagonista Dane DeHaan estão no país para atender os jornalistas especializados e promover o filme.

É bem visível a empolgação e carinho de Luc Besson ao falar sobre seu novo trabalho, inclusive ao vestir uma camiseta com a estampa da ilustração das HQ’s nas quais se baseia. Idealizado por sete anos e contando com o incrível número de 2374 tomadas (repetidas em média 15 vezes cada), o longa teve um período de pré e pós-produção bastante extenso, a fim de se criar de maneira convincente o mundo originalmente descrito em papel.

O diretor, que declarou que este não é filme de heróis convencional, mas um em que os personagens estão mais próximos de nossa realidade cotidiana, com suas dúvidas e falhas, conheceu a história do Major Valerian aos 10 anos, através dos quadrinhos “Valérian et Laureline” de autoria de Pierre Christin (roteiro) e Jean-Claude Mézières (ilustrações).

Fez questão de ressaltar o “poder feminino” afirmando ter tido como exemplo de integridade e equilíbrio sua própria mãe (que o criou praticamente sozinha). A protagonista feminina da história, Laureline, cujo comportamento sólido e a força foram marcantes para ele, através das aventuras contadas nos gibis que compõem a coleção, foi seu primeiro amor platônico.

Ao ser questionado sobre sua cena favorita, não conseguiu escolher apenas uma, mas destacou a sequência do mercado, pela dificuldade em se criar dois mundos tão distintos. Foram necessários dois anos e meio para inserção de efeitos especiais e incontáveis reuniões com técnicos até que o resultado final fosse apresentado de maneira satisfatória.

A opção por não fazer um filme com trejeitos de “origem” não é vista como estratégia pelo diretor, mas como algo que sentiu ser o certo. Se houver uma continuação (que, como normalmente acontece, dependerá da recepção do público e da bilheteria alcançada por este longa inicial), há possibilidade de se aprofundar mais a história dos protagonistas.

Num momento divertido da coletiva, Luc afirmou que durante o processo de escalação do elenco, não tinha conhecimento prévio da carreira de Rihanna na música, o que surpreendeu a maioria dos jornalistas presentes. Segundo ele, a cantora / atriz foi escolhida apenas por sua capacidade em interpretar a personagem Bubble. Quanto à contratação de Cara DeLevingne, houve muitos testes até que ela se mostrasse apta a interpretar Laureline, um dos nomes principais da narrativa, e o diretor mostrou-se feliz com sua decisão.

Dane DeHaan dá vida ao protagonista Valerian, e para isso, disse não ter buscado nenhum tipo de inspiração em personagens consagrados em outros títulos do gênero ficção científica, mas ter se preocupado apenas em honrar os quadrinhos originais. Também mostrou-se admirador de Luc Besson, ao dizer que trabalhar a seu lado o fez lembrar-se do motivo de sua escolha pela profissão de ator.

Ao ressaltar múltiplas qualidades de suas companheiras de elenco, Rihanna e Cara, Dan definiu-se como singular (alguém que só consegue fazer uma coisa por vez) e assumiu a necessidade de ter mulheres fortes a seu lado – inclusive, na vida pessoal. Já sobre sua cena favorita, escolheu a sequência de abertura, que mostra aliens e terráqueos em harmonia e que, segundo ele, dá o tom ao resto da produção.

Para concluir a entrevista, ambos falaram sobre os ‘Pearls’, uma raça alienígena com grande importância na trama e afirmaram que, ao não quererem possuir nada, serem totalmente de acordo com a natureza e terem um estilo de vida simples e diferente, os personagens carregam a imagem do que os humanos deveriam ser.

“Valerian e a Cidade dos Mil Planetas” estreia em 10 de agosto, data em que você confere nossa Crítica Completa.

Crédito das fotos: Angela Debellis (clique nas imagens para ampliá-las).

 

por Angela Debellis

Filed in: Cinema, Direto da Toca

You might like:

Searchlight Pictures: Conheça mais sobre o estúdio por trás de “A Casa Sombria” Searchlight Pictures: Conheça mais sobre o estúdio por trás de “A Casa Sombria”
O mês mais assustador do ano traz Victor e Valentino, Mulher-Maravilha e muito mais no Cartoon Network O mês mais assustador do ano traz Victor e Valentino, Mulher-Maravilha e muito mais no Cartoon Network
Confira todas as novidades anunciadas no Tudum: Um evento mundial para fãs Confira todas as novidades anunciadas no Tudum: Um evento mundial para fãs
“Drag Me as a Queen Celebridades”: Cantora e atriz Lelê é a estrela do segundo episódio “Drag Me as a Queen Celebridades”: Cantora e atriz Lelê é a estrela do segundo episódio
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.