Direto da Toca: Fomos à Coletiva de Imprensa da 43ª Mostra Internacional de Cinema

No sábado (05), participamos de um evento voltado à imprensa para divulgação da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Foram exibidos o longa “Parasita” (Parasite) de Bong Joon Hoe e o curta “NIMINC” de Yorgor Lanthimos, Estavam presentes para apresentação da Mostra a diretora Renata Almeida, Alê Youssef atual secretário de cultura, Laís Bodanzky presidente do SPCine, Professor Danilo Miranda diretor do SESC, além representantes do Instituto CPFL e do Itaú Cultural.

Há tempos não se falava tanto em ameaças à cultura. O setor audiovisual vem sendo atingido por todos os lados, leis de incentivo foram “reformuladas”, perdas de patrocínio do governo federal para produção e realização de festivais entre outros contratempos. E é no meio de tanta tensão que acontecerá a 43ª edição da Mostra de São Paulo entre os dias 17 e 30 de outubro.

A Mostra este ano não conta com um dos seus principais patrocinadores, a Petrobras, e com isso dispõe do forte – e tradicional – apoio da prefeitura de São Paulo. “A mostra acontecer na cidade ocupando espaços públicos é apostar na civilização contra a barbárie, é defender o áudio visual, é afirmar a importância da cultura, levantar uma bandeira pela liberdade de expressão e contra a censura”, declarou o secretário Alê Youssef.

Desde a 35ª edição da Mostra, o pôster de divulgação não é produzido por um artista brasileiro e desta vez a escolhida foi Nina Pandolfo, responsável pela arte tanto do pôster quanto da vinheta. O desenho tem a marca registrada da artista que são as garotas com olhos gigantes, muitas cores e imaginação.

Um detalhe interessante é que esse ano produções nacionais – ou com toque brasileiro – serão destaques. O filme de abertura será “Wasp Network” de Olivier Assayas, (em uma sessão para convidados no dia 16 de outubro no Auditório do Ibirapuera) é uma adaptação do livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria” de Fernando Morais. Já o de encerramento será “Dois papas” (The two Popes), produção internacional, porém com direção de Fernando Meirelles.

Vale lembrar que a 43ª edição da Mostra contará com cerca de 300 títulos de diversos países e as exibições serão feitas em 27 locais como CEUS, espaços culturais, museus e cinemas espalhados por São Paulo, querendo levar a experiência a todos os públicos, inclusive às periferias. “Este é um ano atípico, porém somente no patrocínio, mas não qualidade e quantidade das produções e no desejo das pessoas em assistirem”, disse Laís Bodanzky.

Outra novidade é que pela segunda vez graças à parceria entre o evento e a SPCine (Estatal do município com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria audiovisual paulistana) os filmes que serão exibidos durante a Mostra ficarão disponíveis no www.spcineplay.com.br, plataforma de streaming gratuita com abrangência nacional, possibilitando que um maior número de pessoas tenham acesso as produções.

Dentre as diversas homenagens a personalidades do audiovisual ocorrerá a exibição de “O Mágico de Oz” no vão livre do MASP, como tributo ao jornalista, crítico e cinéfilo Rubens Ewald Filho.

Em breve maiores detalhes sobre esse evento que promete movimentar muita informação, cultura e lazer aos paulistanos na segunda quinzena do mês de outubro.

Crédito das fotos: Carla Mendes.

por Carla Mendes – especial para A Toupeira

Filed in: Cinema, Direto da Toca

You might like:

Livraria Martins Fontes promove lançamento do “Dicionário Monstruoso do Folclore Brasileiro” em SP Livraria Martins Fontes promove lançamento do “Dicionário Monstruoso do Folclore Brasileiro” em SP
Shopping Metrô Itaquera promove sessões de fotos com personagens de PJ Masks Shopping Metrô Itaquera promove sessões de fotos com personagens de PJ Masks
Habib’s comemora Dia das Crianças com promoção e brindes especiais Habib’s comemora Dia das Crianças com promoção e brindes especiais
Divulgados trailer legendado e pôster nacional do terror “Os Orfãos” Divulgados trailer legendado e pôster nacional do terror “Os Orfãos”
© 2019 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.