Direto da Toca: Fomos ao Tributo a John Williams no Theatro Municipal de São Paulo

Crédito: Reprodução Site do Theatro Municipal de São Paulo

Este texto não foi escrito com a intenção de ser uma resenha crítica. Este texto é uma declaração de amor.

Amor pela música, pelo cinema. Pelo trabalho que o compositor americano John Williams faz há décadas, criando trilhas sonoras inesquecíveis.

No último sábado, 26 de agosto, fui ao Theatro Municipal de São Paulo acompanhar a apresentação impecável da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, que, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, brindou o público com uma seleção do que há de melhor na carreira de Williams.

Logo o primeiro acorde do tema de “E.T. – O Extraterrestre” nos convidou a junto do garotinho Elliot, embarcar em uma aventura com direito a pedaladas em bicicletas que alçam voo, e que marcou a geração que cresceu nos anos de 1980, com a clara (porém nem sempre aplicada) lição de que devemos respeitar todas as criaturas. A trilha levou o Oscar em 1983.

Continuando o passeio, nos tornamos visitantes de um inusitado parque. Ao som da canção principal de “Jurassic Park – Parque dos Dinossauros”, fomos levados de volta a 1993, ano em que o longa estreou nos cinemas e fez história com a qualidade de seus recursos visuais.

E que tal um pouco de magia para tornar nossas vidas mais interessantes? É isso que a trilha de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” oferece ao público que já manifestou seu encantamento ao ouvir a primeira nota do lindo Tema de Edwiges, e manteve-se com um sorriso no rosto durante as quatro faixas executadas do filme. Trilha indicada ao Oscar em 2002.

Nesse momento, o muito competente e simpaticíssimo maestro Minczuk contou à plateia uma curiosa história de bastidores, na qual John Williams, ao apresentar o tema de “Tubarão” (1976) ao diretor Steven Spielberg, pediu apenas que confiasse nele. A canção se tornou um marco, levou o medo a outro nível nas salas de cinema e garantiu sua segunda estatueta do Oscar (primeira como Trilha Sonora Original).

Fim do primeiro ato do evento com a Marcha dos Caçadores, talvez mais conhecida do grande público como Tema de Indiana Jones, que fez com que a plateia aplaudisse já no comecinho da execução. O icônico filme de 1982, “Os Caçadores da Arca Perdida”, dá provas de que continua no imaginário e gosto popular. Trilha indicada ao Oscar.

Na volta do intervalo, momento de reflexão e lágrimas com a pungente trilha de “A Lista de Schindler”, apresentada após uma nova intervenção do maestro, que contou que John Williams, ao ser convidado para compor as canções, chegou a falar para o diretor Spielberg, que a produção era importante demais e que merecia um compositor melhor. A esta afirmação, ouviu a resposta: “Eu também acho, mas estão todos mortos. Confio em você”. O resultado foi a criação de uma trilha magnífica, e o quinto Oscar em sua estante.

Fazendo a alegria da legião de fãs de uma das maiores franquias de ficção científica / aventura de todos os tempos, voltamos a voar, dessa vez indo mais longe, pelo espaço sideral. A Orquestra tocou os temas mais conhecidos da saga “Star Wars” – um deles, a imponente Marcha Imperial de Darth Vader, ainda teve direito a Bis sob ovação da plateia. Oscar de trilha sonora em 1978 para “Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança”.

Para encerrar, um dos maiores heróis dos quadrinhos chegou aos cinemas e nos fez acreditar que era possível um homem voar. A Marcha de Superman (carro-chefe da trilha indicada ao Oscar em 1979, parte de “Superman – O Filme”) fechou com chave de ouro o programa da brilhante apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Que noite esplendorosa. Que venham outros tributos e novas declarações.

por Angela Debellis

Filed in: Direto da Toca

You might like:

Warner Bros. Pictures divulga pôster oficial nacional de “Space Jam: Um Novo Legado” Warner Bros. Pictures divulga pôster oficial nacional de “Space Jam: Um Novo Legado”
Quarta temporada de ‘Irmão do Jorel’ chega ao Cartoon Network Quarta temporada de ‘Irmão do Jorel’ chega ao Cartoon Network
Divulgados pôsteres individuais em versão nacional de “O Esquadrão Suicida” Divulgados pôsteres individuais em versão nacional de “O Esquadrão Suicida”
Universal Pictures divulga o trailer da animação “Spirit – O Indomável” Universal Pictures divulga o trailer da animação “Spirit – O Indomável”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.