Direto da Toca: O melhor da 10ª edição da Brasil Game Show

A capital paulista é palco da maior feira de games da América Latina. A 10ª edição da Brasil Game Show acontece no Expo Center Norte, entre os dias 11 e 15 de outubro e oferece uma programação que deve agradar a quem procura pelas últimas novidades no mundo dos jogos.

Quando se pensa em games, talvez o fato mais interessante seja o quanto esse mercado é democrático. Em nome do site A Toupeira, estive na BGS10 hoje, segundo dia de evento, para acompanhar de pertinho o que há de melhor no local, e pude perceber o quão diversificado é o público que consome esse tipo de produto.

Pessoas de todas as idades, de quem sabe tudo de tecnologia aos que nitidamente ainda são novatos no assunto, havia uma espécie de ligação entre os visitantes, que se deixavam levar pela magia de cada história apresentada nos telões, simuladores, ou nos inúmeros monitores disponíveis para jogos.

Entre as atrações, convidados nacionais de expressão – incluindo youtubers e apresentadores -, e internacionais que marcaram seus nomes com criações que definiram a história dos games. Mas a minha maior surpresa se deu pelo fato das sessões de autógrafos / fotos (os famosos Meet&Greet), diferente da esmagadora maioria dos eventos desse porte, não serem cobrados.

Apenas um, o de Hideo Kojima, precisou de um cadastro prévio – e cujas vagas, segundo um dos coordenadores, se esgotaram em questão de minutos. Vale destacar a extrema competência da organização na hora de formar as filas e no cumprimento dos horários, sem nenhum tipo de atraso.

Para os saudosistas de plantão (como eu), foi incrível ter a chance de conhecer David Crane – o criador do Pitfall (segundo jogo mais vendido do Atari 2600) e Nolan Bushnell – “o pai do Atari 2600”. Em plena era da realidade virtual e jogos com gráficos cada vez mais detalhados, foi gratificante ver pessoas nas filas com cartuchos originais, consoles, joysticks, para serem autografados.

A atração mais disputada foi Hideo Kojima, considerado o pai do gênero furtivo, que conquistou uma legião de fãs com a série Metal Gear. Ganhador de inúmeros prêmios, desde 2015 conta com seu próprio estúdio, o Kojima Productions – que por sinal estava representado nas camisetas de vários visitantes do evento.

Com um catálogo de mais de 200 lançamentos, há opções para todos os gostos, e boa parte pode ser testada no próprio local (se você tiver paciência para enfrentar as óbvias filas). Para os que topam desafios maiores, campeonatos também fazem parte da programação. Ainda é possível participar de várias atividades e concorrer a brindes, além de tirar fotos com esculturas, personagens nos stands, sem contar os cosplayers que transitam por todo o espaço – sempre uma atração à parte em qualquer atividade do gênero.

E quando chegar ao Expo Center Norte, prepare sua câmera e reserve um tempinho em sua agenda para conferir a incrível exposição “Evolução do Videogame”, que conta com mais de 150 consoles da coleção pessoal de Marcelo Tavares, fundador da BGS.

Além de lojas maiores, o evento ainda conta com uma ótima área de stands onde é possível encontrar produtos bem diversificados. Bottons, action figures, camisetas, colares, canecas, artigos de coleção, há opções para todos os gostos e bolsos. Também há uma Praça de Alimentação com boas alternativas, de refeições completas a fast foods.

Ainda dá para conferir muita coisa boa até o próximo domingo, 15 de outubro. Importante: Segundo informações do site oficial, os ingressos para o sábado (14) estão esgotados. A meia-entrada é valida para pessoas que doarem 1 kg de alimento não-perecível, estudantes com carteirinha, idosos e portadores de necessidades especiais. Para mais informações, acesse: www.brasilgameshow.com.br.

Crédito das fotos: Angela Debellis.

  

  

 

 

   

 

  

   

   

 

 

 

por Angela Debellis

Filed in: Saia da Toca

You might like:

Panini e Mauricio de Sousa Produções divulgam primeiras páginas da Terceira Série de Turma da Mônica Jovem Panini e Mauricio de Sousa Produções divulgam primeiras páginas da Terceira Série de Turma da Mônica Jovem
Saiba mais sobre o curta “22 Contra a Terra” do Disney Plus Saiba mais sobre o curta “22 Contra a Terra” do Disney Plus
“Jurassic World: Acampamento Jurássico”: Confira trailer e novo pôster “Jurassic World: Acampamento Jurássico”: Confira trailer e novo pôster
Dia da Terra: Nat Geo e Nat Geo Wild exibe conteúdos especiais Dia da Terra: Nat Geo e Nat Geo Wild exibe conteúdos especiais
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.