Diretor de ‘Curumim’ apresenta seu filme e debate com público na Mostra de São Paulo

curumimDepois de receber menção honrosa de direção de documentário no Festival do Rio 2016, “Curumim”, de Marcos Prado, chega a São Paulo para participar da 40ª Mostra Internacional de Cinema com exibições nos próximos dias 23, 24 e 28. No domingo, 23, após a exibição no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3, às 21h30m, haverá debate. O filme, que integra a Seção Perspectiva Internacional, estreia nos cinemas em 3 de novembro.

No início de 2015, Marco “Curumim” Archer foi fuzilado na Indonésia, após ficar preso durante 12 anos em um presídio de segurança máxima. Quatro anos depois da sua prisão, procurou o produtor de Tropa de Elite”, o diretor Marcos Prado, para que ele fizesse um filme com sua história. A intenção era evitar que os jovens cometessem o mesmo erro que o seu.

“Eu me lembro de que, quando Curumim me ligou do presídio, um dos fatos que mais me marcou foi que ele não queria ser lembrado apenas como o primeiro brasileiro a ser executado por um pelotão de fuzilamento. Ele tinha uma história importante para contar. Ao longo de três anos, trabalhamos intensamente. Foram mais de 70 horas de conversas gravadas ao telefone, dezenas de cartas e mais de três horas de arquivos com imagens, registradas por ele mesmo com uma câmera escondida, de seu cotidiano de dentro do presídio de segurança máxima”, explica Prado.

Para assistir ao trailer, clique aqui.

Sinopse: A vida de Marco “Curumim” Archer muda drasticamente quando os 13,5 quilos de cocaína escondidos em sua asa delta são descobertos no Aeroporto Internacional de Jacarta, na Indonésia. Ele faz uma fuga espetacular e sai pela porta da frente do aeroporto, ludibriando a polícia local. Depois de se esconder por 16 dias pelas ilhas paradisíacas do país, é preso e condenado à morte. Doze anos depois, no dia 17 de janeiro de 2015, tornou-se o primeiro brasileiro a ser executado por tráfico de drogas no mundo.

O longa oferece uma jornada íntima pela vida de um homem transgressor, carismático e irreverente, que escolheu viver intensamente a ilusão de que para ser amado pelos amigos e aceito pela sociedade, teria as drogas como sua maior moeda de troca. Sem ter nunca pego numa arma ou coagido ninguém, morreu fuzilado sem ter uma segunda chance.

Serviço:

Exibição de “Curumim” na Mostra de São Paulo

23 de outubro às 21h30 – Sessão seguida de debate

Shopping Frei Caneca – Espaço Itaú de Cinema – Sala 3 – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP

24 de outubro às 18h

Reserva Cultural- Sala 2 – Avenida Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP

28 de outubro às 21h30

Shopping Cidade de São Paulo – Cinemark – Avenida Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo – SP

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema, Saia da Toca

You might like:

HBO promove maratona de ‘Game of Thrones’ HBO promove maratona de ‘Game of Thrones’
“O velório da Dona Baratinha”: Livro infantil aborda o tema morte de forma sensível “O velório da Dona Baratinha”: Livro infantil aborda o tema morte de forma sensível
Starz encomenda temporada de ‘Shining Vale’, comédia de horror estrelada por Courteney Cox, Greg Kinnear e Mira Sorvino Starz encomenda temporada de ‘Shining Vale’, comédia de horror estrelada por Courteney Cox, Greg Kinnear e Mira Sorvino
3 razões para não perder ‘The Nevers’, a nova série da HBO repleta de aventura e magia 3 razões para não perder ‘The Nevers’, a nova série da HBO repleta de aventura e magia
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.