Disney Studios: “Encanto” – Conheça o cenário do filme

No dia 25 de novembro o público poderá embarcar em uma viagem à Colômbia com “Encanto”, a mais nova animação da Walt Disney Animation Studios.

O filme conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive em um vilarejo nas montanhas do país, em uma casa mágica conhecida como Encanto. Na história, a magia abençoou todas as crianças da família com um dom único, desde a superforça até o poder de cura. Todos, exceto Mirabel.

Mas, quando descobre que a magia que cerca Encanto está em perigo, a garota decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família.

“Encanto” envolve a diversidade, a cultura, o povo e, é claro, a música colombiana. O local foi totalmente direcionado pela história, de acordo com o diretor e roteirista Jared Bush. “Grande parte da América Latina é uma combinação da herança indígena, africana e europeia. A Colômbia é considerada ‘a interseção da América Latina’ – e queríamos refletir isso dentro de uma família: os Madrigal”.

Bush, Byron Howard (também diretor do filme) e Lin-Manuel Miranda (responsável pelas canções originais) viajaram para a Colômbia em 2018 para explorar e absorver os arredores. Howard diz: “Era uma surpresa a cada esquina. Cada cidade, cada lugar era completamente diferente e incrivelmente bonito – Cartagena, Bogotá, Barichara e San Basilio de Palenque – há uma sensação de magia em muitos desses lugares. A visita à Colômbia e a oportunidade de sermos bem recepcionados por tantas pessoas que conhecemos lá foi realmente uma revelação, e inspirou muito de nossa história”.

Cartagena, Colômbia

Segundo a produtora Yvett Merino, o visual do filme incorpora a vibração, a vitalidade e a sinceridade que os cineastas encontraram na comunidade colombiana. “Esperamos ter transmitido adequadamente a beleza da Colômbia – do Vale Cocora à Região do Café (Eje Cafetero), passando pelas florestas tropicais”, disse. “Mais importante ainda, esperamos que nosso filme reflita a beleza do povo da Colômbia”.

Os cineastas estavam interessados em criar um plano de fundo para a história de Mirabel que fosse profundamente inspirado pela Colômbia. De acordo com a produtora, a equipe procurou especialistas na cultura, antropologia, figurino, botânica, música, linguagem e arquitetura colombiana, entre outros campos de especialidade.

“Conversamos com eles por horas sobre todos os temas, de plantas nativas até a forma como as casas teriam sido construídas naquela época e naquela região. Uma vez que começamos a nos concentrar na Colômbia, sabíamos que queríamos representar apropriadamente a região e a extraordinária cultura”.

Barichara, Colômbia

Entre estes consultores estão Juan Rendon e Natalie Osma, cineastas de documentários que conheceram Howard, Bush e o produtor Clark Spencer enquanto trabalhavam em um projeto de bastidores de “Zootopia”. A dupla, que é colombiana, rapidamente se tornou fã da ideia de ambientar “Encanto” em seu país natal.

“Amamos a Colômbia”, diz Rendon. “A topografia – três cadeias de montanhas separadas por vales e com dois grandes rios – criou populações muito distintas na virada do século XX, com identidades culturais muito específicas que ainda hoje são relevantes. Existem os povos das montanhas, das costas e das planícies – cada um trazendo certas características, falando de maneira geral, como uma tendência para ser mais expansível e sociável na costa norte, onde é muito quente”.

Osma acrescenta: “Não é raro encontrar casas com várias gerações. É algo prático e há benefícios em ter o apoio dos membros da família”. Ela e Rendon acompanharam os cineastas em sua viagem de pesquisa, ajudando a percorrer as diversas regiões e apresentando-os muitas das pessoas que iriam atuar como consultores ao lado deles durante toda a produção. “Vimos todas as exibições, desde a primeira”.

“Nós nos reunimos com eles todas as semanas, mandamos materiais de referência sobre tudo, desde grandes ideias até coisas simples como o gestual – como um personagem pode mover as mãos. Nós fazemos muitas pesquisas”, conclui.

“Encanto” estreia em 25 de novembro nos cinemas de todo o Brasil.

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Crítica: “Guerra Civil” Crítica: “Guerra Civil”
Crítica: “Jorge da Capadócia” Crítica: “Jorge da Capadócia”
Crítica: “Névoa Prateada” Crítica: “Névoa Prateada”
Crítica: “Zona de Exclusão” Crítica: “Zona de Exclusão”
© 6530 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.