Editora Albatroz lança “Ensaio Sobre a Crise da Felicidade”

Quantas vezes você já adiou a felicidade para uma próxima etapa da vida? Esta sempre foi uma questão importante para o ser humano e é ainda mais agora, pois a sociedade nunca teve seus valores, culturas, tempos e espaços transformados tão rapidamente.

Na obra Ensaio Sobre a Crise da Felicidade, publicada pela Editora Albatroz, o escritor carioca Antoine Abed utiliza-se da boa e velha filosofia, que tanto elevou o conhecimento humano ao longo da história, para ajudar o leitor a encontrar respostas.

Com uma escrita clara e direta, o autor descreve a sociedade atual e desenvolve um pensamento sobre como viver com menos sofrimento. No primeiro capítulo, a teoria do contemporâneo Zygmunt Bauman ajuda a entender melhor o tempo presente:

“A modernidade líquida é marcada por transformações amplas, como a fragmentação do indivíduo (antes, as identidades eram um tanto quanto homogêneas, agora, passam a possuir uma heterogeneidade enorme), enfraquecimento das instituições representativas (o partido ou o sindicato já não possui tanta influência nas decisões sociais) e o conjunto amplo de desregulamentação política, econômica e social.” (pág. 24)

Neste novo mundo fragmentado, o consumo é utilizado como forma de felicidade e inclusão. Além disso, a frustração com o trabalho é comum, pois a maioria das pessoas não vê sentido no que faz e isso impacta todas as áreas da vida. Para encontrar um propósito, o caminho pode estar nas perguntas dos antigos filósofos: “Qual minha razão de ser?”, “Por qual motivo levanto todas as manhãs da minha cama?” ou, ainda, “Se não precisasse de dinheiro, como viveria?”.

O empreendedor e filósofo Antoine tem propriedade para escrever. Em sua vida, pratica o que pensa. Ele é presidente fundador do Instituto Dignidade, filantropo e estudante de Filosofia. Já foi professor voluntário na África do Sul, Quênia e Nepal. Além disso, desafia-se diariamente e pratica o montanhismo, inclusive já tendo alcançado o Everest Base Camp no inverno.

Em sua obra Ensaio Sobre a Crise da Felicidade, Antoine faz ainda uma deliciosa provocação sobre a utilidade da felicidade. Ele explica que quando algo é “útil” sempre é uma ferramenta para obtenção de outra coisa. Dessa forma, coisas boas nem sempre precisam ser úteis.

“A felicidade é perfeitamente inútil. Ela não serve de fundamento ou ferramenta para se alcançar nada além dela mesma. Todo o valor da felicidade está nela mesma. Nenhum homem busca a felicidade objetivando outra coisa. A felicidade é o valor dos valores, tudo está a serviço da felicidade; sendo assim, ela é o fim de tudo.” (pág. 45)

A diferença entre ser resiliente e, por vezes, saber perder é outro ponto forte do livro. Por fim, apresenta-se um dos maiores textos já escritos sobre a felicidade: a “Carta a Meneceu”, do filósofo grego Epicuro. É neste grande pensador que Antoine se inspira para indicar ao leitor hábitos de vida em direção a uma vida melhor.

Ficha Técnica:

Título: Ensaio Sobre a Crise da Felicidade

Autor: Antoine Abed

ISBN-10: 8571450080

ISBN-13: 978-8571450080

Editora: Albatroz; Edição: 1ª (2019)

Páginas: 84 páginas

Formato: 21 x 14 x 0,5 cm

Preço: 19,90

Link para compra: http://bit.ly/livroAA

Sinopse do livro: Por que temos a sensação de que sempre falta algo em nossas vidas? Parece que não conseguimos nos encaixar nas diversas possibilidades existentes de como viver.

Atualmente, constatamos a grande quantidade de pessoas, de diferentes idades, perdidas e sem rumo, que vivem de forma automática, sem propósito e objetivo definido. O que aconteceu com a geração atual?

O autor identifica uma crise da sociedade contemporânea, fazendo uma reflexão sobre como vivemos e, com a ajuda de Bauman, Epicuro e outros pensadores, apresenta-nos uma crítica aos valores atuais.

Desenvolve, ainda, a ideia do “Saber Perder”, que, em sua visão, é a virtude necessária para o indivíduo contemporâneo seguir sua trajetória sem perder o foco do que realmente é importante.

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

Livraria Martins Fontes promove lançamento do “Dicionário Monstruoso do Folclore Brasileiro” em SP Livraria Martins Fontes promove lançamento do “Dicionário Monstruoso do Folclore Brasileiro” em SP
Shopping Metrô Itaquera promove sessões de fotos com personagens de PJ Masks Shopping Metrô Itaquera promove sessões de fotos com personagens de PJ Masks
Habib’s comemora Dia das Crianças com promoção e brindes especiais Habib’s comemora Dia das Crianças com promoção e brindes especiais
Divulgados trailer legendado e pôster nacional do terror “Os Orfãos” Divulgados trailer legendado e pôster nacional do terror “Os Orfãos”
© 2019 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.