Editora Peirópolis lança HQ “Homem-Pássaro”, de Caco Galhardo

A Editora Peirópolis lança, este mês, a obra Homem-Pássaro, do cartunista e ilustrador Caco Galhardo. Este gibi nascido de roteiro de cinema conta a jornada de um herói, João Neto, e é a primeira narrativa longa em quadrinhos do mestre das tiras diárias, que há mais de vinte anos se dedica à produção de tirinhas para jornal.

O enredo traz uma forte identidade nacional, misturando humor, romance e ação, e aborda temas atuais e relevantes, como a objetificação da mulher.

João Neto foi criado nos confins da Chapada Diamantina pelo pai superprotetor, João Filho, e nunca teve contato com a civilização. Só sabe observar aves – obsessão do pai ornitólogo, que abandonou a civilização com seu filho ainda bebê.

Ao longo de 30 anos, seu único interesse é a ornitologia e a busca frenética por uma ave rara. Já velho, essa obsessão ultrapassa as raias da loucura, enquanto seu filho sonha em ter outra vida e conhecer outros mundos.

Após a morte do pai, João Neto, aos 30 anos, vai para o Rio de Janeiro e se confronta com uma rainha de bateria. Ele vê uma mulher-ave, uma deusa-ave. O traço obsessivo, herdado pelo pai, se acende e ele decide conquistá-la a qualquer custo. Jussara, a rainha, é uma feminista ferrenha e rejeita o olhar ingênio-machista de João Neto. Mas acaba vendo nele a oportunidade de se vingar de um poderoso traficante.

Para conquistar a confiança de Jussara, João Neto precisa acabar com Rabo Quente, o traficante do pedaço. Suas únicas ferramentas são as técnicas de ornitologia, e ele fará uso delas para alcançar o seu objetivo. O enredo apresenta vários contrastes: o ingênuo e a rainha, a natureza e a cidade, o amor e o desejo de vingança.

O livro é direcionado ao público juvenil/adulto, e não possui restrições de faixa etária. Para possibilitar a leitura às pessoas com deficiência visual, a obra conta com uma adaptação em mp3 para a “Fundação Dorina Nowill para Cegos”, no formato de livro falado (descrição de imagens utilizando as técnicas da audiodescrição).

Por ter uma forte identidade nacional e abordar temas atuais e relevantes, a HQ tem potencial para um amplo alcance de público, sem se restringir exclusivamente ao leitor fiel de quadrinhos.

O estilo artístico aprimorado e o domínio narrativo de Caco podem ser conferidos nas páginas da narrativa que condensa de forma engenhosa uma obra de 80 páginas, tornando seu livro uma obra única.

Pela Editora Peirópolis, o cartunista já publicou a versão em quadrinhos da obra Dom Quixote (Cervantes), que faz parte da Coleção Clássicos em HQ, e inclui títulos como Os Lusíadas (Camões por Fido Nesti); O Corvo (Poe por Luciano Irrthum); Demônios (Aluísio Azevedo por Eloar Guazzelli); Conto de Escola (Machado por Silvino); Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente por Laudo Ferreira) e A Divina Comédia (Dante por Piero e Giuseppe Bagnariol).

Ficha Técnica:

Título: Homem-Pássaro

Autor: Caco Galhardo

ISBN: 978-85-7596-643-3

Formato: 21 x 26cm

Páginas: 80

Editora: Peirópolis

Preço: 42,00

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros, Quadrinhos

You might like:

Cultura Inglesa prorroga escape room de Sherlock Holmes com entrada gratuita em São Paulo Cultura Inglesa prorroga escape room de Sherlock Holmes com entrada gratuita em São Paulo
“LEGO Star Wars: Férias de Verão” estreia no Disney+ “LEGO Star Wars: Férias de Verão” estreia no Disney+
Direto da Toca: Assistimos à Comédia Musical “Bom Dia Sem Companhia” Direto da Toca: Assistimos à Comédia Musical “Bom Dia Sem Companhia”
Crítica: “O Palestrante” Crítica: “O Palestrante”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.