Editora Peirópolis lança HQ “Homem-Pássaro”, de Caco Galhardo

A Editora Peirópolis lança, este mês, a obra Homem-Pássaro, do cartunista e ilustrador Caco Galhardo. Este gibi nascido de roteiro de cinema conta a jornada de um herói, João Neto, e é a primeira narrativa longa em quadrinhos do mestre das tiras diárias, que há mais de vinte anos se dedica à produção de tirinhas para jornal.

O enredo traz uma forte identidade nacional, misturando humor, romance e ação, e aborda temas atuais e relevantes, como a objetificação da mulher.

João Neto foi criado nos confins da Chapada Diamantina pelo pai superprotetor, João Filho, e nunca teve contato com a civilização. Só sabe observar aves – obsessão do pai ornitólogo, que abandonou a civilização com seu filho ainda bebê.

Ao longo de 30 anos, seu único interesse é a ornitologia e a busca frenética por uma ave rara. Já velho, essa obsessão ultrapassa as raias da loucura, enquanto seu filho sonha em ter outra vida e conhecer outros mundos.

Após a morte do pai, João Neto, aos 30 anos, vai para o Rio de Janeiro e se confronta com uma rainha de bateria. Ele vê uma mulher-ave, uma deusa-ave. O traço obsessivo, herdado pelo pai, se acende e ele decide conquistá-la a qualquer custo. Jussara, a rainha, é uma feminista ferrenha e rejeita o olhar ingênio-machista de João Neto. Mas acaba vendo nele a oportunidade de se vingar de um poderoso traficante.

Para conquistar a confiança de Jussara, João Neto precisa acabar com Rabo Quente, o traficante do pedaço. Suas únicas ferramentas são as técnicas de ornitologia, e ele fará uso delas para alcançar o seu objetivo. O enredo apresenta vários contrastes: o ingênuo e a rainha, a natureza e a cidade, o amor e o desejo de vingança.

O livro é direcionado ao público juvenil/adulto, e não possui restrições de faixa etária. Para possibilitar a leitura às pessoas com deficiência visual, a obra conta com uma adaptação em mp3 para a “Fundação Dorina Nowill para Cegos”, no formato de livro falado (descrição de imagens utilizando as técnicas da audiodescrição).

Por ter uma forte identidade nacional e abordar temas atuais e relevantes, a HQ tem potencial para um amplo alcance de público, sem se restringir exclusivamente ao leitor fiel de quadrinhos.

O estilo artístico aprimorado e o domínio narrativo de Caco podem ser conferidos nas páginas da narrativa que condensa de forma engenhosa uma obra de 80 páginas, tornando seu livro uma obra única.

Pela Editora Peirópolis, o cartunista já publicou a versão em quadrinhos da obra Dom Quixote (Cervantes), que faz parte da Coleção Clássicos em HQ, e inclui títulos como Os Lusíadas (Camões por Fido Nesti); O Corvo (Poe por Luciano Irrthum); Demônios (Aluísio Azevedo por Eloar Guazzelli); Conto de Escola (Machado por Silvino); Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente por Laudo Ferreira) e A Divina Comédia (Dante por Piero e Giuseppe Bagnariol).

Ficha Técnica:

Título: Homem-Pássaro

Autor: Caco Galhardo

ISBN: 978-85-7596-643-3

Formato: 21 x 26cm

Páginas: 80

Editora: Peirópolis

Preço: 42,00

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros, Quadrinhos

You might like:

Crítica: “Godzilla e Kong: O Novo Império” Crítica: “Godzilla e Kong: O Novo Império”
Crítica: “Instinto Materno” Crítica: “Instinto Materno”
Crítica: “Nada será como antes – A música do Clube da Esquina” Crítica: “Nada será como antes – A música do Clube da Esquina”
MIS celebra 40 anos de “Ghostbusters” com exposição inédita e gratuita MIS celebra 40 anos de “Ghostbusters” com exposição inédita e gratuita
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.