Em comemoração aos 50 anos de lançamento, “O Poderoso Chefão” retorna aos cinemas

Um dos maiores filmes de todos os tempos, O Poderoso Chefão (The Godfather), dirigido por Francis Ford Coppola, completa 50 anos em 2022. Em uma edição especialíssima, que ganha hoje seu trailer, a Paramount Pictures relança o clássico dos clássicos em 4K HDR, exclusivamente nos cinemas em 24 de fevereiro.

Sobre a Restauração

Os três filmes da trilogia épica foram meticulosamente restaurados sob a direção de Coppola e serão disponibilizados em 4K HDR pela primeira vez no formato digital, em todas as plataformas, a partir de 22 de março.

“Tenho muito orgulho de O Poderoso Chefão, que certamente definiu o primeiro terço da minha vida criativa. Com este tributo ao 50º aniversário, estou especialmente feliz de O Poderoso Chefão 3 – Desfecho: A Morte de Michael Corleone estar incluído, pois capta a visão original de Mario e minha ao concluir definitivamente nossa trilogia épica”, declara Francis Ford Coppola.

“Também é gratificante comemorar esse marco com a Paramount ao lado dos fãs maravilhosos que amam a trilogia há décadas, das gerações mais jovens, que ainda o consideram relevante hoje, e daqueles que o descobrirão pela primeira vez”, finaliza o diretor

A magistral adaptação cinematográfica de Coppola do romance de Mario Puzo narra a ascensão e queda da família Corleone e a trilogia cinematográfica é justamente vista como uma das maiores da história do cinema.

 Em preparação para o 50º aniversário do lançamento original do primeiro filme em 24 de março de 1972, a produtora de Coppola, a American Zoetrope, junto à Paramount Pictures, realizou uma restauração meticulosa de todos os três filmes ao longo de três anos.

Todos os esforços foram feitos para criar a melhor apresentação possível para o público, que pode assistir aos filmes usando uma tecnologia que avançou dramaticamente desde 2007, quando a última restauração foi concluída pelo eminente historiador de cinema e preservacionista Robert Harris.

Usando esse trabalho como base, a equipe gastou milhares de horas para garantir que cada quadro fosse avaliado para criar a apresentação mais pura, mantendo-se fiel à aparência original dos filmes.

“Nós nos sentimos privilegiados por restaurar esses filmes e um pouco admirados a cada dia que trabalhamos neles”, disse Andrea Kalas, vice-presidente sênior da Paramount Archives.

“Pudemos testemunhar em primeira mão como a brilhante fotografia, trilha sonora, desenho de produção, figurino, edição, performances e, claro, roteiro e direção tornaram-se notoriamente mais do que a soma de suas partes. Foi nosso compromisso honrar o trabalho excepcional de todos os cineastas”, completa.

Detalhes da Restauração

Mais de 300 caixas de filmes foram examinadas para encontrar a melhor resolução possível para cada quadro dos três filmes.

Mais de 4000 horas para consertar manchas nos rolos, rasgos e outras anomalias nos negativos.

Mais de 1000 horas em uma rigorosa correção de cores, para garantir que as ferramentas de HDR fizessem jus à visão original de Coppola e do diretor de fotografia Gordon Willis.

Além do áudio 5.1 aprovado por Walter Murch em 2007, as faixas mono originais de O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte II foram restauradas.

Todo o trabalho foi supervisionado por Coppola.

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Paramount+ anuncia a chegada do universo Star Trek Paramount+ anuncia a chegada do universo Star Trek
Terceira Temporada de “My Brilliant Friend: Those who leave and those who stay” ganha teaser Terceira Temporada de “My Brilliant Friend: Those who leave and those who stay” ganha teaser
Cartoon Network marca presença no Rio2C com o Pitch Me Cartoonito Cartoon Network marca presença no Rio2C com o Pitch Me Cartoonito
Warner Channel exibe novos episódios da sétima temporada de “Legends of Tomorrow” Warner Channel exibe novos episódios da sétima temporada de “Legends of Tomorrow”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.