Estrelado por Gregório Duvivier, “Sísifo” ganha exibição especial e gratuita na #CulturaEmCasa

Crédito: Elisa Mendes

Após temporada de sucesso no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, o monólogo Sísifo ganha exibição especial e gratuita, no próximo sábado, 23 de abril, às 21h, na plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte.

O espetáculo conecta a mitologia ao mundo hiperconectado e ao Brasil dos memes em 60 cenas curtas interpretadas pelo ator Gregório Duvivier, que também assina o texto com o diretor Vinicius Calderoni.

A exibição faz parte das celebrações dos dois anos da plataforma, que já alcançou mais de 7 milhões de visualizações, e foi vista em 4,4 mil cidades, 166 países e apresentou 4,6 mil conteúdos culturais. Para acompanhar a programação especial, acesse a plataforma (www.culturaemcasa.com.br) ou o aplicativo da #CulturaEmCasa disponível na Apple Store e Google Play.

‘Sísifo’

A travessia talvez seja a grande protagonista de ‘Sísifo’. Inspirado no mito grego – do homem que carrega diariamente sua pedra morro acima para vê-la rolar ladeira abaixo e começar tudo de novo –, o texto conecta a mitologia ao caótico mundo hiperconectado e ao Brasil dos memes. O panorama aparece em 60 cenas curtas, assinadas por Gregório e Vinícius neste trabalho que marca o início da parceria destes dois artistas multifacetados.

“Sísifo é o gif fundador da mitologia histórica, com essa ideia de eterno retorno. Percebemos como isso dava combustível para falar do momento histórico brasileiro, ao mesmo tempo em que falamos sobre travessia, sobre um trajeto que é preciso seguir. Não se chega a um novo Brasil sem passar por um Brasil distópico. Não se chega a um lugar sem passar por outro”, analisa Calderoni, autor das premiadas ‘Ãrrã’, ‘Elza’ e ‘Os Arqueólogos’, que também assina a direção do trabalho.

Em cena, Gregório Duvivier repete o mesmo movimento constantemente: caminha de um ponto a outro do palco. A cada início de uma nova cena, ele retorna ao ponto inicial, como em um gif, formato de imagem altamente difundido no universo digital. A investigação cênica neste formato deu origem ao trabalho, que incorporou outras características das novas formas de comunicação.

Se os memes e gifs são capazes de resumir uma situação às vezes complexa em apenas uma imagem, a ideia em ‘Sísifo’ é de poder falar sobre temas bem diversos em uma única cena, ou em uma das travessias que Gregório faz pela rampa que ocupa o palco, elemento central da cenografia de André Cortez – indicado ao Prêmio Cesgranrio por este trabalho.

Desta forma, as cenas apresentam um vasto panorama do caótico mundo contemporâneo, com todo o seu excesso de informação e tecnologia. Entre os muitos temas pelos quais o texto passa, entram em pauta os influenciadores digitais, alguns absurdos nas transmissões ao vivo pelas redes sociais, o complexo momento político brasileiro e até mesmo as desilusões pessoais em um mundo hiperconectado.

A produção ainda tem figurino de Fause Haten, iluminação de Wagner Antônio, direção musical de Mariá Portugal e direção de movimento de Fabrício Licursi.

Serviço:

Sísifo, de Gregório Duvivier e Vinicius Calderoni

23 de abril, às 21h

#CulturaemCasa (www.culturaemcasa.com.br) ou o aplicativo da #CulturaEmCasa disponível na Apple Store e Google Play

Duração: 60 minutos

Classificação: 16 anos

da Redação A Toupeira

Filed in: De tudo um pouco

You might like:

Espetáculo Teatral Circense “Chaves – Uma Aventura no Circo” chega a São Paulo Espetáculo Teatral Circense “Chaves – Uma Aventura no Circo” chega a São Paulo
Netflix anuncia “Barba, Cabelo & Bigode”, novo filme brasileiro de comédia Netflix anuncia “Barba, Cabelo & Bigode”, novo filme brasileiro de comédia
Escola de Magia e Bruxaria chega ao Internacional Shopping Escola de Magia e Bruxaria chega ao Internacional Shopping
ZAP Imóveis leva Paulo Vieira e Gil do Vigor para a Bienal do Livro de São Paulo ZAP Imóveis leva Paulo Vieira e Gil do Vigor para a Bienal do Livro de São Paulo
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.