Filósofo Markus Gabriel lança “O sentido da existência”

Capa O sentido da existência AZUL V3 MF.indd“O mundo não existe”.  A afirmação de Markus Gabriel, um dos principais filósofos do novo realismo, não quer dizer que estejamos em uma matrix. Pelo contrário, ele acredita em múltiplas possibilidades de mundos, em que unicórnios e personagens de Harry Potter também são reais.

A ideia não é tão alucinante como parece. O que ele defende em seu novo livro, “O sentido da existência”, é que a concepção de mundo definida pela ciência não abriga todos os domínios de objetos. Para ele, o correto seria pensar, então, em uma série de mundos, como o da imaginação.

Aos olhos do autor, a ciência é arrogante por acreditar que apenas por meio do método científico o homem será capaz de compreender a realidade. Ele argumenta que a humanidade apenas conhece seções do infinito e que uma visão geral do todo é impossível. Neste contexto, sobram críticas para os cientistas, entre eles, Stephen Hawking, acusado por Markus de reduzir a potencialidade infinita de domínios a objetos físicos.

A obra apresenta uma tese original que consiste em transformar a não existência do mundo em condição da existência.  Passando por autores como Gottlob Frege e Friedrich Schelling, Markus Gabriel discute com filósofos contemporâneos, como Jürgen Habermas e Quentin Meillasoux, e revigora o idealismo alemão.

Ficha Técnica:

Título: O sentido da existência

Autor: Markus Gabriel

Tradução de Bernardo Romagnoli Bethonico

Páginas: 182

Preço: R$ 34,90

Civilização Brasileira/ Grupo Editorial

Filed in: Livros Tags: , , , ,

You might like:

Crítica: “Clifford – O Gigante Cão Vermelho” Crítica: “Clifford – O Gigante Cão Vermelho”
Crítica: “King Richard: Criando Campeãs” Crítica: “King Richard: Criando Campeãs”
Crítica: “Que mal eu fiz a Deus? 2” Crítica: “Que mal eu fiz a Deus? 2”
Crítica: “A Babá: O Chamado das Sombras” Crítica: “A Babá: O Chamado das Sombras”
© 5600 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.