“Jurassic Park”: Editora Aleph lança livro que deu origem à franquia

Jurassic Park livroUma das mais importantes obras da cultura pop e clássico da literatura de ficção científica, “Jurassic Park”, do roteirista, autor e diretor de televisão, Michael Crichton, ganha uma nova edição da Aleph.

A obra, publicada originalmente em 1990, serviu como base para o roteiro do filme homônimo dirigido por Steven Spielberg, que se consagrou como um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema. Além disso, tanto o livro como suas adaptações influenciaram o imaginário popular em relação aos dinossauros, que passaram a atrair fascínio e admiração do público.

A nova edição traz material exclusivo: um posfácio do jornalista, crítico de cinema e editor-fundador do site Omelete, Marcelo Hessel, que faz um paralelo entre o filme e a obra, e uma entrevista concedida pelo autor em 1993 para a revista Cinefantastique.

A obra de Crichton se inicia com a descoberta de uma técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos. Assim, uma das maiores fantasias do homem torna-se, enfim, realidade. Agora, dinossauros, criaturas extintas há eras, podem ser vistos de perto em um parque aberto ao público e idealizado pelo milionário John Hammond. A ideia parece incrível e o sistema de segurança, perfeito. Até que algo sai do controle. O autor, formado em Medicina e estudioso de diversas áreas da Ciência, utiliza a engenharia genética e a teoria matemática do Caos a fim de explicar e justificar os acontecimentos científicos e trágicos ocorridos no Jurassic Park.

“Jurassic World”, o quarto filme da franquia, estreia nos cinemas dia 11 de junho, apresentando o parque dos dinossauros novamente aberto ao público.

 Curiosidades:

* O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos e vencedor de três Oscars: melhor áudio, melhor edição de áudio, melhores efeitos especiais.

* Para desenvolver o livro, Michael Crichton se baseou em diversas pesquisas científicas. A ideia de que amostras de DNA antigo poderiam ser extraídas de insetos fossilizados em âmbar é fruto da pesquisa de George Poinar e sua esposa.

* De acordo com o autor, todos os personagens do romance foram baseados em pessoas reais. As obras e a personalidade do físico Heinz Pagels serviram de inspiração para o personagem Ian Malcolm, e Alan Grant foi baseado no paleontólogo Jack Horner. Especula-se que John Hammond seja uma versão sombria e ambiciosa de Walt Disney.

* Em 2002, uma nova espécie de anquilossauro foi descoberta e batizada em homenagem ao autor do livro: Crichtonsaurus bohlini.

Ficha Técnica:

Título: Jurassic Park

Autor: Michael Crichton

Editora: Aleph

Preço de capa: R$ 49,90

Número de páginas: 528

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros Tags: , ,

You might like:

Editora Aleph lança “Star Wars: Lordes dos Sith” Editora Aleph lança “Star Wars: Lordes dos Sith”
Resenha: O Mundo Perdido” Resenha: O Mundo Perdido”
Editora Aleph lança “O Mundo Perdido” Editora Aleph lança “O Mundo Perdido”
Biografia de Douglas Adams com trechos inéditos de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” chega às livrarias Biografia de Douglas Adams com trechos inéditos de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” chega às livrarias
© 1327 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.