Livro imagina a infância de Guimarães Rosa com linguagem cheia de poesia

João Joãozinho Joãozito capaJoãozito tinha um amor imenso pelos animais, mas principalmente pelos bois. Adorava vê-los embarcar no trem de carga em Cordisburgo, sua cidade natal, e usava espigas de milho para representar os “boizinhos de carro” em suas brincadeiras. Ele se parece com muitos meninos nascidos no interior do Brasil, mas tem uma grande distinção: cresceu para tornar-se João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores do país.

Em “João, Joãozinho, Joãozito”, o escritor Claudio Fragata recria a infância do autor em Minas Gerais, unindo relatos e um tanto de fantasia. Com uma linguagem doce e cheia de poesia, ele apresenta a vida do menino em família, além da descoberta e do encantamento pelas estórias e pelos livros.

O texto navega ainda por passagens da vida de Joãozito que se transformam em grandes aventuras, seja a descoberta do mundo por meio de um livro de geografia; a ida para Belo Horizonte e o deslumbramento com as bibliotecas; ou o lado “cientista” do menino, que gostava de estudar biologia para saber mais sobre o mundo animal.

Fragata ainda aproxima a história de Joãozito com a de Miguilim, um dos grandes personagens de Guimarães Rosa, que ganhou, na ficção, lembranças reais da infância do escritor. O livro é uma bela introdução à vida do autor, e ganha cores e mais poesia com as ilustrações de Simone Matias.

Ficha Técnica:

Título: João, Joãozinho, Joãozito

Autor: Claudio Fragata

Ilustrações: Simone Matias

Páginas: 48

Preço: R$ 49,90

Editora: Galera Junior

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros Tags: , , , ,

You might like:

Direto da Toca: Fomos ao Parque da Mônica conhecer a “Missão Fundo do Mar” Direto da Toca: Fomos ao Parque da Mônica conhecer a “Missão Fundo do Mar”
Guilherme Vazquez lança seu primeiro livro “Eron Nicodemus” Guilherme Vazquez lança seu primeiro livro “Eron Nicodemus”
Galera Junior lança “Yakuba”, fábula sobre coragem e compaixão ambientada na África Galera Junior lança “Yakuba”, fábula sobre coragem e compaixão ambientada na África
“Outro conto sombrio dos Grimm” revisita contos de fadas com muito humor “Outro conto sombrio dos Grimm” revisita contos de fadas com muito humor
© 5513 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.