Mostra Junina acontece na Cinemateca Brasileira

Mostra Junina Cinemateca

Comemorando as festas juninas, a Cinemateca Brasileira apresenta uma programação especial. Todas as sessões são compostas por filmes do acervo da instituição e têm entrada gratuita.

Programação:

30 de junho – Sala Petrobras

“Meu nome é Tonho” – 19h: Criança é raptada por ciganos errantes com quem passa a viver, sem conhecer seus pais. Já rapaz, Tonho abandona os ciganos e vai viver por conta própria, encontrando em sua trajetória uma mulher que tem um irmão desaparecido e um bando de facínoras extremamente violentos.

1º de julho – Sala Petrobras

“Baile Perfumado” – 19h: Amigo íntimo do Padre Cícero (Jofre Soares), o mascate libanês Benjamin Abrahão (Duda Mamberti) decide filmar Lampião (Luís Carlos Vasconcelos) e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. Após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente com o famoso cangaceiro e expõe sua ideia, mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo.

“Noites do Sertão” – 21h: Década de 1950. A história gira em torno de um fazendeiro que manda buscar a nora, que está separada do marido. A chegada da jovem na fazenda muda a rotina do local, desencadeando uma série de acontecimentos e envolvimentos afetivos que pontuam a trama. Baseado no livro “Noites do Sertão”, de Guimarães Rosa.

02 de julho – Sala Petrobras

“Sinfonia Sertaneja” – 19h: Morando numa mesma fazenda, vários casais sertanejos vivem diferentes problemas amorosos. Eles acertam seus casamentos para um mesmo dia, comemorados com uma grande festa, em meio a muita dança. Raro musical sertanejo.

“Eu, tu, eles” – 21h: Uma sertaneja, Darlene, mãe solteira, volta à terra natal, casa-se com um homem bem mais velho e já assentado na vida, Osias Linhares. O casamento dá-lhe certa estabilidade, mas Darlene continua insatisfeita. Encontra no primo de Osias, o doce Zezinho, um complemento e amante. Um terceiro homem, o jovem e atraente Ciro, completa a trinca de maridos que, junto com filhos de todos eles e de alguns outros homens, formam um inusitado arranjo familiar.

03 de julho – Área Externa

Festa Junina – 14h.

“Viva São João” – 20h: Durante a turnê do cantor Gilberto Gil pelas festas juninas do Nordeste e Sudeste em 2001 vários personagens, cantores e pessoas do público local são entrevistadas, fazendo sempre um paralelo sobre a história das festas de São João e sua importância para a comunidade local.

Serviço:

Mostra Junina

De 30 de junho a 03 de julho

Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207. Vila Mariana (próximo ao Metrô Vila Mariana). São Paulo/SP

Entrada Franca

Outras informações: (11) 3512-6111

www.cinemateca.gov.br

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema, Saia da Toca Tags: ,

You might like:

“Sinfonia da Necrópole” terá pré-estreia aberta ao público “Sinfonia da Necrópole” terá pré-estreia aberta ao público
© 6344 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.