Mostra “Um filme, cem histórias” começa no Rio de Janeiro

Um filme cem histórias Abbas KiarostamiA restrospeciva inédita em homenagem ao cineasta Abbas Kiarostami, um dos nomes mais importantes e influentes do cinema contemporâneo, apresentará de filmes consagrados como Gosto de cereja (1997, Palma de Ouro no Festival de Cannes) e O vento nos levará (1999, Prêmio Especial do Júri em Veneza) a raridades como O relatório (1977), obra considerada perdida durante muitos anos, e títulos do início de sua carreira, quando Kiarostami trabalhava no KANOON, pouco ou nunca vistos no Brasil, além de curtas e do filme-instalação Five. A mostra começa no dia 13 de abril no Rio de Janeiro, cidade que pela primeira vez receberá uma mostra do diretor iraniano, e depois segue para São Paulo (20 de abril a 09 de maio) e Brasília (04 a 23 de maio).

Kiarostami se diz diretor não de filmes, mas de semi-filmes. Segundo ele, suas obras funcionariam como simples estruturas que devem ser preenchidas a partir do olhar atento do espectador. Na mostra “Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami”, título inspirado no texto “Um filme, cem sonhos”, do cineasta, o público poderá preencher essas lacunas deixadas e perceber, ao longo de sua vasta filmografia, o amadurecimento e a transformação deste grande artista.

Entre os destaques da programação, estão ainda a exibição, em cópias 35mm, de seu primeio curta O pão e o beco (1970) e de seu primeiro longa A experiência (1973), além de títulos como Close-up (1990), E a vida continua (1992), Através das oliveiras (1994) e Cópia fiel (2010). Vale destacar também a exibição de longas- metragens menos conhecidos como ABC África (2001), Dez sobre 10 (2004) e Shirin (2008) e dos filmes coletivos A propos de nice, la suite (1995), Tickets (2004) e Cada um o seu cinema (2007).

Será promovida uma palestra sobre a obra de Kiarostami com o crítico de cinema Luis Carlos Jr no dia 28 de abril às 19h. E, durante a mostra, será lançado um livro-catálogo, de aproximadamente 300 páginas, com filmografia, textos especialmente produzidos e traduções inéditas de pensadores como François Niney, Alain Bergala, Laura Mulvey, Jonathan Rosembaum e Alberto Elena entre outros.

Serviço:

Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami

13 de abril a 09 de maio de 2016

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março 66, Centro. Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 3808-2020

Salas de Cinema 1 (98 lugares)

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

www.twitter.com/ccbb_rj / www.facebook.com.br/ccbb.rj / www.bb.com.br/cultura

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema, Saia da Toca Tags: , , , ,

You might like:

TV Brasil exibe clássico “Gosto de Cereja” do diretor iraniano Abbas Kiarostami TV Brasil exibe clássico “Gosto de Cereja” do diretor iraniano Abbas Kiarostami
© 6177 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.