No Dia Mundial da Mulher, Sesc terá Oficina de Capoeira e apresentação da Orquestra de Berimbaus

Para celebrar a data que evidencia as mulheres, o Sesc Bom Retiro traz, no próprio dia 08 de março, uma programação especial. O Grupo Nzinga de Capoeira Angola realiza uma vivência – ministrada por sua mestra – e uma apresentação. As atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.

Capoeira com Mestre Janja

Em 1995, a baiana Rosângela Araújo mudou-se para São Paulo, a fim de concluir seu mestrado e doutorado. Na ocasião, Mestra Janja, como é conhecida, fundou o Grupo Nzinga. Com uma trajetória de 15 anos no Pelourinho, em Salvador, conviveu com alguns dos mestres mais importantes da capoeira angola, o estilo que mais se aproxima dos movimentos feitos pelos escravos negros, pois sua origem remonta em elementos da cultura de vários povos africanos que foram mantidos escravos no Brasil no século XIX.

Com toda essa bagagem, a presidenta do grupo – que voltou para sua terra natal e vem da Bahia especialmente para essas atividades – conduz uma vivência em que os participantes poderão experimentar a capoeira angola. Na proposta, a Mestra abordará também a temática da discriminação de gênero e o empoderamento feminino através do esporte.

Orquestra de Berimbaus

Na sequência, é a vez da Orquestra de Berimbaus Nzinga. Criada em 1999, surgiu da necessidade de trabalhar o universo musical da capoeira. Com objetivo de cultivar e divulgar o instrumento de origem africana, os componentes realizam pesquisas individuais, de modo que desenvolvam um estilo próprio e linguagem particular.

Para esta apresentação, está prevista apenas a participação de integrantes do sexo feminino, celebrando então a presença feminina no esporte e na música.

Serviço:

Capoeira com Mestra Janja

08 de março às 14h no Ginásio

Orquestra de Berimbaus

08 de março às 16h na Praça de Convivência

Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185 – Campos Elísios – São Paulo/SP

Indicação: Livre

Estacionamento: R$ 4,00 e R$ 8,00

Acessibilidade: Entrada com acesso para pessoas com deficiência

Informações: (11) 3332-3600

Site: www.sescsp.org.br/bomretiro

da Redação A Toupeira

Filed in: De tudo um pouco

You might like:

Assista à cena inédita de “Mundo em Caos” Assista à cena inédita de “Mundo em Caos”
Divulgado o título oficial do próximo filme da franquia “Homem-Aranha” Divulgado o título oficial do próximo filme da franquia “Homem-Aranha”
Direto da Toca: Participamos da Coletiva de Imprensa Virtual de “Depois a Louca Sou Eu” Direto da Toca: Participamos da Coletiva de Imprensa Virtual de “Depois a Louca Sou Eu”
Escape Time inaugura nova sala “The Wilds – Vidas Selvagens” Escape Time inaugura nova sala “The Wilds – Vidas Selvagens”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.