“O Estacionamento” vence na categoria Grande Prêmio Curta Cinema 2016

O Festival Curta Cinema anunciou, nesta quarta-feira (09), os vencedores de sua 26ª edição. Na categoria Grande Prêmio Curta Cinema 2016, o filme brasileiro premiado foi “O Estacionamento”, de William Biagioli, sobre a história real de Jean, um imigrante haitiano que chegou ao Brasil recentemente.

Para sobreviver, ele arruma emprego em um estacionamento de carros e passa a viver lá. Jean, então, descobre que essa rotina pode ser enlouquecedora. “Iniciação” (Initiation), uma coprodução África do Sul e Alemanha, de Teboho Edkins, venceu como curta estrangeiro na mesma categoria. Fala sobre um homem que espera ansiosamente pelo retorno do irmão mais velho de uma cerimônia de iniciação religiosa.

estacionamento-grande-premio

“Esse ano, vimos nas telas muito do que vivemos hoje. Muitos curtas abordaram temas como imigração, remoções e democracia. É de se esperar uma grande multiplicidade de visões de mundo quando se lida com um produto cultural como o curta-metragem”, contou Ailton Franco Jr., diretor do festival, na noite de encerramento.

Eleito o melhor curta-metragem do Festival do Rio 2016, “Demônia: melodrama em 3 atos”, de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet, levou outros 2 prêmios para casa: melhor curta na Mostra Competição Nacional escolhido pelo público e também o melhor curta, segundo o júri especial do festival. “Caminho dos Gigantes”, de Alois Di Leo, venceu na categoria “Prêmio Especial do Júri – Melhor Direção”. A produção é uma busca poética pela razão e propósito da vida, que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos, que enfrenta o ciclo da vida e o conceito de destino.

O evento tem patrocínio da Petrobras, da Oi, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, da RioFilme e do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

HBO promove maratona de ‘Game of Thrones’ HBO promove maratona de ‘Game of Thrones’
“O velório da Dona Baratinha”: Livro infantil aborda o tema morte de forma sensível “O velório da Dona Baratinha”: Livro infantil aborda o tema morte de forma sensível
Starz encomenda temporada de ‘Shining Vale’, comédia de horror estrelada por Courteney Cox, Greg Kinnear e Mira Sorvino Starz encomenda temporada de ‘Shining Vale’, comédia de horror estrelada por Courteney Cox, Greg Kinnear e Mira Sorvino
3 razões para não perder ‘The Nevers’, a nova série da HBO repleta de aventura e magia 3 razões para não perder ‘The Nevers’, a nova série da HBO repleta de aventura e magia
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.