Pastel de Nata traz sabor e aroma de Portugal ao interior de São Paulo

IMG_20140908_110117996A receita é secular e faz sucesso no mundo todo. Uma combinação de ingredientes simples como manteiga, amido de milho, leite, gemas e farinha de trigo, que misturadas artesanalmente, transformam-se em um doce crocante por fora e suculento por dentro.

A cada 15 minutos, o badalar do sino anuncia a nova fornada. O doce sai fumegante do forno e recebe uma camada delicada de canela, dando mais aroma e sabor.

Os famosos Pastéis de Nata da Quinta do Olivardo (São Roque/SP) atraem pessoas de todos os cantos do país para provar o autêntico doce português, popularmente conhecido como Pastel de Belém.

A iguaria surgiu no século XIX, em Portugal. Conta a lenda que o pastel era uma receita do Mosteiro dos Jerónimos. Nesta época, Belém e Lisboa eram localidades bem distintas, interligadas por barcos movidos a vapor e, já nesta época, o sabor do pastel já atraía a presença de visitantes.  Após a Revolução Liberal de 1820, as ordens religiosas foram extintas de Portugal e o convento fechou. Foi então, que o pasteleiro do convento, detentor da famosa receita, foi convencido a vendê-la a um empresário.

Olivardo Saqui, proprietário do estabelecimento, foi buscar nas heranças da família portuguesa de sua esposa a receita que hoje, se tornou carro-chefe da casa. O sucesso do Pastel de Nata fez com que o empresário construísse uma fábrica dentro do restaurante. Durante o preparo da iguaria, os visitantes podem acompanhar cada detalhe da receita, ficando com água na boca. “O segredo do sucesso da nossa maravilhosa fábrica de pastéis de Belém, como a chamamos, está no modo de preparar o doce para nossos visitantes. Carinho e dedicação fazem parte da receita que o público observa em cada etapa. Já o gostinho que fica para nós é o da satisfação”, completa.

Para os visitantes que não se contentam com apenas uma unidade, a casa oferece embalagens para viagens com seis pastéis, que podem ser aquecidos em forno convencional.

Como chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. As reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

da Redação A Toupeira

Filed in: De tudo um pouco, Saia da Toca Tags: , , , ,

You might like:

Festival Internacional de Curtas de São Paulo exibirá filmes portugueses na capital Festival Internacional de Curtas de São Paulo exibirá filmes portugueses na capital
Festival Vinhos & Food Truck leva o melhor da gastronomia e do vinho para São Roque/SP Festival Vinhos & Food Truck leva o melhor da gastronomia e do vinho para São Roque/SP
Quinta do Olivardo promove primeira festa junina portuguesa do Circuito do Vinho Quinta do Olivardo promove primeira festa junina portuguesa do Circuito do Vinho
Páscoa com gostinho de Portugal Páscoa com gostinho de Portugal
© 1911 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.