“Ponte Nórdica no Ar”: 1ª Plataforma de Filmes Nórdicos no Brasil disponibiliza programação gratuita

O Instituto Cultural da Dinamarca e o Festival Ponte Nórdica com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Patrocínio da Falck, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, lançaram em 30 de outubro, a plataforma on line exclusiva de cinema nórdico no Brasil: Ponte Nórdica no Ar – com filmes premiados em festivais internacionais como “Sangue Sámi”, e outros filmes nórdicos exclusivos para esta plataforma como “Irmãos” e “No Final das Contas”.

Durante dois meses – até 30 de dezembro -, o público brasileiro poderá ter acesso, gratuitamente, a um catálogo de títulos produzidos na Islândia, Groenlândia, Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega, que abordam importantes temas da atualidade como: direitos humanos e questões raciais em “Martha & Niki”, movimento feminista e mulheres na política com “Revolução da Pia da Cozinha”, diversidade de gênero, sexualidade e ativismo LGBTQI+ em “Tom of Finland”, culturas originárias e povos indígenas em “Sumé – O Som da Revolução” e o meio-ambiente com “Conto do Lago”.

Ponte Nórdica no Ar destaca um recorte curatorial especial dos maiores sucessos das edições presenciais do festival, assim como outras produções da região nórdica. A plataforma será o lar dos filmes nórdicos nas casas dos brasileiros pelo país inteiro – on line, no ar e em todo lugar – disponível gratuitamente através de www.pontenordica.com.br.

“Esta é a nossa primeira iniciativa online. Estamos preparando o caminho para seguirmos apresentando novidades enquanto construímos a próxima edição do festival Ponte Nórdica para agosto 2021”, destaca a curadora Tatiana Groff.

“Acreditamos que a arte e a cultura são fortes alavancas para se promover mudanças estruturais na sociedade, assim como mudanças pessoais em cada indivíduo. Nossos alicerces são baseados na diversidade”, observa a curadora.

Confira a Programação Gratuita:

Irmãos

Sinopse: O filme acompanha o crescimento de Lukas e Markus, filhos da diretora. Também mostra cenas das diferentes estações do ano em Oslo e os verões no litoral.

Revolução da Pia da Cozinha

Sinopse: No início dos anos 1980 a questão da igualdade de gênero emerge com força no cenário político islandês. É quando as mulheres começam a se organizar para encontrarem elas mesmas a solução para o problema. O país é tomado por uma onda feminista que mudou a sociedade e influenciou outros países nórdicos.

Sangue Sámi

Sinopse: Elle Marja, é uma jovem pastora de renas que pertence à etnia Sámi. Após ser exposta ao racismo dos anos 30 e aos exames biológicos realizados no colégio interno, ela sonha com uma vida longe de sua cidade e de sua herança étnica. Para iniciar essa nova etapa, ela precisa se tornar outra pessoa e romper os laços com sua família e cultura.

Tom of Finland

Sinopse: Drama biográfico sobre Touko Valio Laaksonen, um oficial condecorado que retorna para seu país depois de combater na Segunda Guerra Mundial. A vida na Finlândia em tempos de paz, contudo, não é nada tranquila. Touko sofre com a perseguição aos homossexuais em Helsinque e com a pressão para se casar e ter filhos. Ele encontra refúgio em sua arte libertária, seus desenhos homoeróticos de homens musculosos e desinibidos.

No Final das Contas

Sinopse: Uma comédia romântica sobre Ellen e seus amigos, todos na casa dos 40 anos, lidando com os sabores e dissabores do amor e da redenção romântica.

Sumé – O Som da Revolução

Sinopse: Documentário sobre Sumé, a primeira banda de rock a gravar em groenlandês. O filme mostra o reencontro dos membros quatro décadas depois e a importância da banda no renascimento da cultura e identidade local em um processo que culminou na formação de um parlamento autônomo em 1979.

Martha & Niki

Sinopse: Em 2010, Martha Nabwire e Niki Tsappos venceram a mais importante competição de dança de rua do mundo, o Juste Debout, em Paris, tornando-se a primeira dupla feminina campeã mundial de Hip Hop. No documentário, Marta e Niki encaram sua jornada no mundo do hip hop, seu amor pela dança enquanto sua amizade passa por altos e baixos.

Conto do Lago

Sinopse: Um documentário sobre os lagos finlandeses e  a natureza ao seu redor.A narradora e protagonista é a mitológica  Ahitar, a donzela da água, filha de Ahti e Vellamo, deus e deusa do mar.

Rainha de Copas

Sinopse: Anne é uma advogada de direito das crianças e dos adolescentes. Acostumada a lidar com jovens complicados, ela não tem muitas dificuldades para estreitar laços com seu enteado Gustav, filho do primeiro casamento de seu marido que acaba de se mudar para sua casa. No entanto, a relação que deveria ser maternal se torna complexa, arriscando a estabilidade tanto de sua vida pessoal quanto profissional.

Border

Sinopse: Tina é uma policial que trabalha no aeroporto fiscalizando bagagens. Apesar da aparência prejudicar sua vida afetiva, a policial possui um senso de odor extremamente refinado, podendo cheirar não apenas álcool e droga nas malas, mas também culpa, raiva e ressentimento dos passageiros. Até o dia em que conhece Vore e não consegue decifrá-lo.

Inferno na Ilha

Sinopse: Baseado numa história real, o filme se passa em 1919 e mostra a dura realidade de jovens delinquentes presos no reformatório da Ilha de Bastoy, na Noruega onde são vítimas de um regime opressor praticado pelos funcionários e comandado pelo diretor do local.

da Redação A Toupeira

Filed in: De tudo um pouco

You might like:

IGN Fan Fest: Assista aos créditos iniciais de “Zack Snyder’s Justice League” IGN Fan Fest: Assista aos créditos iniciais de “Zack Snyder’s Justice League”
Netflix divulga novo trailer teaser de “Sombra e Ossos” Netflix divulga novo trailer teaser de “Sombra e Ossos”
“Luca”: Divulgado o trailer inédito da animação original da Pixar “Luca”: Divulgado o trailer inédito da animação original da Pixar
Assista ao teaser oficial de “Army of the Dead: Invasão em Las Vegas” Assista ao teaser oficial de “Army of the Dead: Invasão em Las Vegas”
© 4302 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.