Rádio Cultura FM dedica 24 horas de programação aos 250 anos de Beethoven

Para comemorar os 250 anos de nascimento de Ludwig Van Beethoven, a Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3 MHz) reserva 24 horas de sua programação musical para as composições do gênio alemão, nesta quinta-feira (17/12). Suas sinfonias, concertos, sonatas, trios, quartetos, danças e uma ópera serão apresentados durante todo o dia, quando intérpretes, maestros e críticos musicais também destacarão o melhor da obra deste gênio do século XVIII.

A programação especial começa à meia-noite com Daniel Baremboim (piano), Pinchas Zukerman (violino) e Jacqueline Du Pré (violoncelo) tocando o Piano Trio em ré maior número 1 – “Ghost”. Às 6h, Alfredo Alves anuncia a Sonata nº 21 – Aurora com Claudio Arrau ao piano. Das 7h às 10h, Fernando Uzeda e Sergei Cobra trazem as principais notícias do dia ao som de peças de curta duração. Às 10h começa o Estação Cultura com Teca Lima, que traz música e depoimentos de nomes importantes da área cultural para falar sobre Beethoven.

No Concerto do Meio-dia o destaque vai para a Sinfonia nº 5 com regência de Zubin Mehta. Às 15h, um programa ao vivo celebra a parceria das duas principais rádios especializadas em música clássica do país: a Cultura FM de São Paulo e a Rádio MEC do Rio de Janeiro. As duas emissoras se unem para discutir o legado de Beethoven com os convidados João Maurício Galindo (maestro), Irineu Franco Perpétuo (jornalista) e João Guilherme Ripper (compositor e diretor da Sala Cecília Meirelles do RJ). Apresentação de Fabiana Ferraz.

Às 17h, o maestro Julio Medaglia apresenta os acontecimentos políticos, sociais e humanos que moldaram a música de Beethoven. Logo em seguida, às 18h, Alexandre Machado e Gilson Monteiro repercutem os fatos do dia ao som de intérpretes brasileiros tocando músicas inspiradas nos clássicos do compositor alemão.

Para fechar a noite, duas atrações imperdíveis: às 20h, o Conexão Europa traz uma gravação ao vivo realizada em setembro deste ano no Teatro La Scala de Milão. Trata-se da Sinfonia nº 9 com a Orquestra e Coro do La Scala sob regência do consagrado maestro Riccardo Chailly. E às 22h, a única ópera composta por Beethoven numa montagem do Metropolitan Opera de Nova Iork de 2017. Fidélio com Klaus Florian Vogt, Adrianne Pieczonka , Günter Groissböck e grande elenco. Comentários do maestro Walter Lourenção.

A vida, a obra e o legado musical de Beethoven numa programação especial totalmente dedicada ao compositor alemão. Ouvir Beethoven só pode ser na Cultura FM.

Ludwig Van Beethoven

Ele é um dos grandes compositores da história da música. Uma de suas obras certamente é um dos temas musicais mais conhecidos do mundo. Poucos são os seres humanos que nunca ouviram o trecho inicial da sua quinta Sinfonia, o famoso “tá-tá-tá-tãããã”.

Beethoven nasceu na Alemanha em 17 de dezembro de 1770. Sua vida foi intensamente marcada pela música. Com apenas cinco anos, Beethoven já começava a tocar instrumentos. Com 13, já publicava sua primeira obra.

Daí em diante não parou mais de compor: foram mais de 200 músicas ao longo de seus 56 anos. A partir dos 20 anos de idade, o compositor alemão foi perdendo gradativamente sua audição gerando em sua vida momentos de profunda angústia, mas de criatividade inigualável.

da Redação A Toupeira

Filed in: De tudo um pouco

You might like:

Tordesilhas lança nova edição da graphic novel “Castelo de Areia”, de Pierre Oscar Lévy e Frederik Peeters Tordesilhas lança nova edição da graphic novel “Castelo de Areia”, de Pierre Oscar Lévy e Frederik Peeters
Dia do Vira-Lata: livro infantil mostra menina com seu cãozinho em uma aventura na Fazenda Dia do Vira-Lata: livro infantil mostra menina com seu cãozinho em uma aventura na Fazenda
“My Little Ponny: Nova Geração”: Elenco da animação celebra o Dia Internacional da Amizade “My Little Ponny: Nova Geração”: Elenco da animação celebra o Dia Internacional da Amizade
Assista ao trailer oficial de “Casa Gucci” Assista ao trailer oficial de “Casa Gucci”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.