Record lança obra de ficção “As Crônicas de Medusa”

As Crônicas de Medusa capaNa década de 1970, o escritor Arthur C. Clarke – autor do clássico “2001 – Uma odisseia no espaço” e um dos maiores nomes da literatura de ficção científica – publicou um de seus contos mais celebrados.

Em “Encontro com Medusa”, ele narra as aventuras de Howard Falcon, o capitão de uma aeronave que sofre um terrível acidente e, para sobreviver, é transformado num ciborgue. O texto descreve a viagem fantástica de Falcon por Júpiter, por volta de década de 2090, e seu encontro com a misteriosa Medusa.

Agora, pouco mais de 40 anos depois, os autores Alastair Reynolds e Stephen Baxter resolveram dar continuidade à história de Falcon. Com a autorização dos herdeiros de Clarke, escreveram “As Crônicas de Medusa”, que chega às livrarias pela Record em julho.

A história começa no réveillon de 2100, quando um navio de cruzeiro cheio de autoridades e líderes mundiais sofre um atentado. A única chance de sobrevivência é desacoplar a bomba que não estourou do casco do navio – mas nenhum humano tem condições físicas de fazê-lo, nem mesmo Falcon.

Um pequeno robô que servia bebidas se prontifica para o trabalho e salva o dia. A iniciativa desperta um novo olhar dos seres humanos para as máquinas: com um pouco mais de autonomia, elas podem ser bastante úteis.

Nos anos seguintes, os robôs vão ganhando cada vez mais independência, e um grupo é enviado para extrair minerais do Cinturão de Kuiper – local remoto da galáxia onde humanos não conseguem chegar.

Primeiro ciborgue de que se tem notícia, Falcon vive em conflito entre sua essência humana e o pragmatismo de máquina – ele é, portanto, a principal ponte entre os dois universos. Por muito tempo ele treina Adam, o robô mais autônomo, que supervisiona o trabalho em Kuiper.

Mas quando um acidente acontece na usina e várias máquinas são destruídas, algo muda em Adam. Ele não consegue salvar os colegas uma vez que o protocolo de segurança só é autorizado caso vidas humanas estejam em perigo. Experimentando sentimentos de culpa e arrependimento, desenvolve algo muito parecido com uma consciência – situação que não foi prevista pelos humanos. O evento é o início de uma relação bastante conturbada entre homens e máquinas, que vai se estender por alguns séculos e terá Falcon como personagem decisivo.

Ficha Técnica:

Título: As Crônicas de Medusa

Título Original: The Medusa Chronicles

Autores: Alastair Reynolds e Stephen Baxter

Páginas: 434

Preço: R$ 49,90

Tradução: Ronaldo Sergio de Biasi

Editora: Record

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros Tags: , , ,

You might like:

Editora Record lança “O ar que ele espira”, romance de Brittainy C. Cherry Editora Record lança “O ar que ele espira”, romance de Brittainy C. Cherry
Record publica nova edição do primeiro romance de Estevão Azevedo Record publica nova edição do primeiro romance de Estevão Azevedo
Editora Record lança “O pintor de memórias”, romance de estreia de Gwendolyn Womack_ Editora Record lança “O pintor de memórias”, romance de estreia de Gwendolyn Womack_
“Uma mulher livre”, de Danielle Steel, chega às livrarias pela Record “Uma mulher livre”, de Danielle Steel, chega às livrarias pela Record
© 7115 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.