Regina Braga brilha em Espetáculo “São Paulo”

Crédito: Roberto Setton

Está de volta em cartaz o espetáculo “São Paulo”, na capital paulista, protagonizado pela lendária atriz Regina Braga que é acompanhada por um grupo de atores e músicos, que juntos, contam a história do nascimento, crescimento e evolução da capital do estado de São Paulo por meio de canções e contos.

Logo de cara somos maravilhados pelo aconchegante espaço do Teatro Itália Bandeirantes, localizado no imponente e histórico edifício Itália, no centro da cidade. O local transforma a atração uma experiência mais pessoal, próxima do espectador, algo como conversar tomando café na sala de casa, enquanto se ouvem as histórias passadas de nossos familiares.

Crédito: Iara Morselli

E falando em café, Regina Braga apresenta diversas histórias e características marcantes da cidade de São Paulo. Quem são os paulistanos? São aqueles que realmente nasceram na capital ou na verdade se transformaram pela cultura maleável em que a cidade nos envolve? Com um roteiro muito bem preparado, ela nos questiona exatamente isso, e nos faz refletir sobre as mudanças que a cidade passou.

Claro, a atriz – que carrega grande parte da apresentação com suas falas – recebe o suporte de um grupo de quatro atores-músicos (na sessão a que tive a oportunidade de assistir, ocorreu a estreia de uma jovem atriz) que, além de literalmente dar o tom musical da apresentação, complementam com ótimos momentos cômicos, com falas características de todo paulistano.

Crédito: Iara Morselli

Em “São Paulo” conhecemos também a trajetória da atriz Regina Braga que, provavelmente para a surpresa de muitos, não nasceu em São Paulo, mas se transformou e cresceu na metrópole paulistana. E com a sua trajetória, somos apresentados aos velhos costumes, a ruas e avenidas marcantes, a exploradores e colonizadores, de heróis a escravistas, tudo isto envolvido em muita música.

É um espetáculo perfeito para todo paulista ou paulistano, os recém-chegados e os que já residem há anos, contando com muitos momentos nostálgicos e surpreendentes. Talvez, para aqueles que não estão familiarizados com a cidade, podem passar despercebidos alguns elementos importantes como nomes de avenidas, bairros e até mesmo figuras históricas. Mas, ainda sim, é um espetáculo lindo de se assistir e com o qual pode-se aprender muito.

por Artur Francisco*

*Texto originalmente publicado no site CFNotícias.

Filed in: Teatro

You might like:

Crítica: “Abigail” Crítica: “Abigail”
Crítica: “Guerra Civil” Crítica: “Guerra Civil”
Crítica: “Jorge da Capadócia” Crítica: “Jorge da Capadócia”
Crítica: “Névoa Prateada” Crítica: “Névoa Prateada”
© 9358 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.